segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Indique um Livro: Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas (Coord. Maria João Mogarro)

Leitores,

Para a leitura na seção Indique um Livro: "Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas" (Coord. Maria João Mogarro). Segue abaixo a apresentação do livro que consta na contra-capa.

Este livro é um produto do projeto de investigação Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do qual uma equipa alargada de investigadores da Universidade de Lisboa e de outras instituições portuguesas e europeias se dedicaram ao estudo do património cultural da educação, numa perspetiva histórica, redescobrindo a história da escola através da materialidade que marcou a sua configuração e em estreita articulação com as práticas pedagógicas. O projeto, iniciado em 2010, desenvolveu-se durante 3 anos, sendo a coordenação exercida por Maria João Mogarro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este interesse pelo património cultural da educação insere-se nas novas perspetivas sobre a cultura escolar e a materialidade, que olham os materiais didáticos e os objetos de uso quotidiano como artefactos que iluminam as inovações tecnológicas e sua aplicação às realidades educativas. É uma dimensão da vida escolar que tem permanecido na penumbra e no silêncio, mas recentemente afirmou-se como uma linha de investigação das mais ricas e mobilizadoras da história da educação e da história cultural, da história das disciplinas e do currículo, convocando novas abordagens metodológicas. Os 18 textos que compõem este livro abordam diferentes materiais de ensino que as escolas, nos vários níveis do sistema educativo, foram agregando de forma mais sistemática desde meados do século XIX, na sua relação com diferentes fontes de informação e colocando-os nos contextos em que foram utilizados por professores e alunos. Na actualidade, os desafios que se equacionam respeitam à necessidade de preservação e valorização deste património em Portugal e no espaço europeu.

Fonte: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.

Segue os links para acessar os artigos do livro.

Silva, C. (2013). Escolas, higiene e pedagogia: espaços desenhados para o ensino emPortugal (1860-1920). In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp. 9-31. 

Pintassilgo, J. & Pedro, L. (2013). Rituais escolares e construção da cultura escolar emPortugal na transição do século XIX para o século XX. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp. 33-48. 

Lopes, R. (2013). Os materiais parietais em Portugal. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp. 49-78.

Beato, C. (2013). Os primeiros passos das disciplinas de ciências nos liceus: materias,manuais e programas. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.79-109. 

Leal, C. (2013). Translocação de ideias, migração de objetos e práticas letivas. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.111-127. 

Palma, H. (2013). Os materiais didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagemde conteúdos matemáticos na escola primária (séculos XIX-XX). In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.130-157.

Teixeira, A. (2013). Instrumentos matemáticos nos Liceus. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.159-173.

Alves, L. & Costa, P. (2013). Instituto Superior de Engenharia: um trajeto de ensino ede museologia educativa. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.175-191.

Madeira, A. I. (2013). História das mulheres, género e história da educação colonial: Opatrimónio esquecido da participação feminina no encontro colonial. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.193-226.

Madeira, A. I. & Silva, A. (2013). O património cultural da educação no espaçocolonial: o legado do colégio das missões ultramarinas. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.227-262. 

Colleldemont, E. (2013). Los museos virtuales, cuando la conservación y la difusión dela memoria etnográfica coinciden. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.263-273. 

Yanes, C. (2013). Haciendo historia con los sentidos: los bienes intangibles eneducación. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp. 277-285.

MarcDepaepe & Simon, F. (2013). Educação e património cultural na Bélgica:investigação consistente espera por iniciativas museológicas. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL.

Lawn, M. & Grosvenor, I. (2013). Em caso de dúvida, preservar: explorando osvestígios da cultura material e de ensino em escolas inglesas. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL.

Penim, L. (2013). Marcas Empíricas no Desenho Escolar Tecnologias para formarprodutores e consumidores (Ensino Secundário, em Portugal – séculoXIX aos finais de1970). In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL. 

Escolano Benito, A. (2013). Arqueología y rituales de la escuela. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL.

Magalhães, J. (2013). O Livro escolar como memória da Educação. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL. 


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Escola Italiana - La Scuola Italiana

Leitores,

Para os pesquisadores interessados em conhecer e realizar estudos comparativos de livros didáticos, cadernos escolares e registros docentes, como tantas outras formas de interrogar-se sobre a história da escola, eis uma esplendida iniciativa realizada na Itália. Os registros e catalogação se deu em colaboração do Ministério da Educação e o Escritório de Imprensa do Governo com a Biblioteca Nacional, em Roma, o Arquivo Central do Estado e do Museu da Escola de Castelnuovo d'Assisi, entre o período de 1861 a 1970.

Vale um olhar atento ao material dos cadernos escolares que você acessa cada capa e visualiza as anotações do aluno.



Para acessar click na imagem.



Museo storico della didattica e Museo dell'educazione

Leitores,

Pensando na contribuição e na função do Blog S.E. Cultura Material Escolar de articular e difundir as discussões a respeito do patrimônio educativo, hoje convidamos vocês para uma visita virtual ao Museo storico della didattica. Esse projeto é um mapeamento digital sobre a importância cultural do Museo Storico della Didattica Mauro Laeng.
Clicando na imagem e acessando o link do Tour Virtual do Museu, com os recursos das setas no computador você pode percorrer parte do Museu.

Fonte: Museo storico della didattica.




O Museo dell'educazione - Museu da Educação , criado em 1993 pelo Ministério da Educação, agora faz parte do Departamento de Filosofia, Sociologia, Educação e Psicologia Aplicada (FISPPA). Organiza exposições temáticas e visitas guiadas para as escolas de todos os níveis, bem como a associações e grupos que promovem iniciativas culturais para adultos, idosos e utilizadores com necessidades educativas especiais.


Museo dell'Educazione - Presentazione from Museo dell'Educazione - UNIPD on Vimeo.

O Museu apresenta coleções sobre as seguintes temáticas: Arredi scolastici, Dagli asili alle scuole dell'infanzia, Educazione religiosa, Fotografie, Giocattoli, Materiale audiovisivo, Miscellanea, Pagelle diplomi, Patrimonio archivistico, Patrimonio librario, Quaderni ed elaborati didattici, Sussidi didattici.
Para acessar o Museo dell'educazione, click na imagem abaixo:



Indique um Livro: "Fontes Históricas" Carla B. Pinsky

Leitores,


Na seção Indique um Livro, "Fontes Históricas" organizado por Carla B. Pinsky. O livro oferece, uma análise das fontes propriamente ditas e, consequentemente, dos métodos e das técnicas utilizadas pelos pesquisadores. Organiza a apresentação dos artigos no sumário em uma divisão das fontes, sendo essas: Fontes documentais, arqueológicas, impressas, orais, bibliográficas e audiovisuais. 

Boa Leitura!!!


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Indique um Livro: "A Criança/Jovem com necessidades educativas especiais: conhecer para agir"

Leitores,

Semana passada apresentamos a seção Indique um Livro, essa semana pelas mãos da Profª Vera L. Gaspar da Silva, a indicação é do Ebook "A Criança/Jovem com necessidades educativas especiais: conhecer para agir" Organizado por: Carlos Manique da Silva, Isabel Marília Peres, Margarida Branco e Paula Margarida M. Brás.
Para apreciar o material click na imagem.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Acervo - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Leitores,



Ontem o Inep disponibilizou o Acervo completo da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Lançada em julho de 1944, marco importante para o Inep, a RBEP é um periódico quadrimestral, em formato impresso e eletrônico, cujo conteúdo aborda artigos inéditos, relacionados às pesquisas na área de educação.
Habitualmente o instituto atende a diversos pedidos de pesquisadores que buscam conhecer os conteúdos dos estudos, entrevistas e debates, noticiados na revista. Boa parte da Coleção RBEP em papel encontra-se acessível para consulta no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), na sede da autarquia.

O formato digital permite aos pesquisadores e estudiosos conhecer e comparar as preocupações e análises que impulsionavam o projeto de educação em desenvolvimento à época. "A RBEP ao longo dos anos publicou artigos fundamentais para a proposição de políticas públicas educacionais no Brasil. Esta produção está agora mais facilmente acessível.", ressalta o presidente do Inep, Chico Soares.

Para acessar click na imagem abaixo.



Indique um Livro: "O Valor do Aluno: Vestígios de práticas de avaliação na Escola Primária (Florianópolis/SC, 1911 a 1963)"

Leitores,

Retomando as atividades do Blog Seminário Cultura Material Escolar desejamos a todos um excelente 2015. 

Lançamos como proposta inicial de 2015... a seção "Indique um Livro!"

Começou a lição de escrita. Custa-me dizer que eu era dos mais adiantados da escola; mas era. Não digo também que era dos mais inteligentes, por um escrúpulo fácil de entender e de excelente efeito no estilo, mas não tenho outra convicção. Note-se que não era pálido nem mofino: tinha boas cores e músculos de ferro. Na lição de escrita, por exemplo, acabava sempre antes de todos, mas deixava-me estar a recortar narizes no papel ou na tábua, ocupação sem nobreza nem espiritualidade, mas em todo caso ingênua. 
Conto de Escola, Machado de Assis

Iniciamos a proposta apresentando a vocês o ebook, "O Valor do Aluno: Vestígios de práticas de avaliação na Escola Primária (Florianópolis/SC, 1911 a 1963)" da pesquisadora do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola, Carolina Ribeiro Cardoso da Silva, Doutoranda da Universidade do Estado de Santa Catarina. O ebook é resultado da dissertação defendida no ano de 2014, a publicação foi de responsabilidade da Editora do Centro Universitário Municipal de São José.
O ebook conta com "A Modo Prefácio" da Professora Drª Vera Lucia Gaspar da Silva, orientadora da autora no mestrado. 
Nas palavras de Vera Gaspar... "Quero ressaltar a palavra 'possibilidade'". Possibilidade de historiar e com isto melhor compreender atos de avaliar, classificar, diagnosticar, investigar, emancipar, premiar, controlar. É disto que se ocupara Carolina Ribeiro Cardoso da Silva em sua pesquisa, cujo produto, que aqui se mostra ao leitor...
Fica o convite para a leitura!!
Para acessar você já sabe... click na imagem!!
Boa Leitura!

Fonte: Editora Centro Universitário Municipal de São José



sábado, 27 de dezembro de 2014

Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto

Leitores,

Para divulgar e aproveitar a leitura!!!

"A iniciativa do Ministério da Educação de comemorar os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, homenageando, de forma especial, o Professor Fernando de Azevedo, um dos seus proponentes, foi muito oportuna. Não só porque este foi o primeiro Manifesto brasileiro em defesa da educação pública como direito social de todos, mas porque ele expressa um movimento de intelectuais e educadores preocupados com o desafio republicano de concretizar o direito à educação em um momento ainda incipiente. Defenderam uma necessária expansão de vagas na educação escolar e se dispuseram a buscar consensos possíveis com grupos de diferentes formações e convicções sobre os rumos da educação brasileira, à semelhança do que estamos fazendo nos dias atuais. [...] É nesse sentido que esta publicação traduz o compromisso entre a verdade e a utopia de hoje, dos que querem e lutam por uma educação de qualidade social para todos, com as condições para que ela se torne realidade, e a luta dos outros, dos que nos antecederam há mais de 80 anos"(Lisete Regina Gomes Arelaro).
Para acessar click na imagem! Boa Leitura!!

Esta publicação foi editada em cooperação com a UNESCO no Brasil.

Organizadores: Cunha, Célio da; Gadotti, Moacir; Bordignon, Genuíno; Nogueira, Flávia


Centro di documentazione e ricerca - Museo della scuola "Paolo e Ornella Ricca"

Leitores,


Para brindar um ano de expansão e parcerias produtivas, o Blog Seminário Cultura Material Escolar comunica que fazemos parte do grupo de parceiros internacionais do Centro di documentazione e ricerca - sulla storia del libro scolastico e della letteratura per l’infanzia e Museo della scuola "Paolo e Ornella Ricca"
Agradecemos imensamente ao Prof. Dr. Juri Meda que viabilizou a parceria e, que nos próximos anos possamos afinar produções e intercâmbios acadêmicos. 
Para ver os demais parceiros, click sobre a imagem



Para conhecer melhor o Centro di documentazione e ricerca, acessem a imagem abaixo.



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Emile Deyrolle - Catálogo "Instrumentos para Ciências Naturais" (1931)

Leitores,

Apresentamos o Catálogo de Instrumentos para Ciências Naturais da Maison Emile Deyrolle, 1931. Boa visualização!!!

Fonte: archive.org

Nova Escola para Aprender - A ler, escrever & contar

Leitores,

Como se organizava o ensino? O que se ensinava no princípio da escola moderna? Qual a materialidade escolar, nesse período? Dúvidas pairam e pesquisas podem ser elaboradas, neste sentido encontramos e estamos divulgando o Livro Nova Escola para Aprender - A ler, escrever & contar, de autoria de Manoel de Andrade de Figueyredo, Lisboa, 1719.

Fonte: archive.org 

Aspectos do Brasil Moderno - 1934

Leitores,

Em tempos de diferentes abordagens sobre modernidade e pós-modernidade na educação, aprofundar os fenômenos e os modos de conceber a territorialidade e de apresenta-las ao mundo, também compõe forte distinção as formas do moderno e modernidade na educação. Desse modo, apresentamos documento elaborado pelo Departamento Nacional da Indústria e do Comércio, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio - Aspectos do Brasil Moderno
Esse documento foi elaborado como parte integrante do volume "Brasil Atual de 1932-1933", com o propósito de apresentar e concorrer na Feira de Bari, na Itália e Marselha na França.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

História do Brasil adaptada ao Ensino Primário e Secundário - João Ribeiro (1900)

Leitores,

Estamos disponibilizando o Livro História do Brasil, de 1900, escrito por João Ribeiro, Professor do Gymnasio Nacional.  Vale a pena conferir!!!


Centro de Memória Escolar de Pomerode

Leitores,

Apoiamos iniciativas de preservação e difusão da História da Educação Catarinense como a realizada pelo Centro de Memória Escolar de Pomerode, que chegou até nós indicada pela Doutoranda Cibele Piva Ferrari.


No dia 27 de novembro, o Centro de Memória Escolar de Pomerode (Ceme) inaugura seu terceiro núcleo no Centro de Educação Infantil Municipal Professora Damaris Frahm, antiga Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha, fundada em 1907 pela comunidade do Testo Alto II. O projeto, vinculado à Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, tem como objetivo organizar, socializar, preservar e pesquisar os documentos sobre a história da educação das escolas municipais. 
 
O projeto vem implementando ações pedagógicas, com registros de acervos escolares, oficinas, cursos e palestras que promovem o conhecimento da história da Educação da cidade. As escolas municipais de Pomerode possuem um rico acervo histórico educacional dos imigrantes alemães. Esse acervo é composto de uma diversidade de documentos que possibilitam aos sujeitos conhecerem vários aspectos da educação de Pomerode ao longo da sua história.
 
Fonte: CEME / Pomerode

Relatório - O Brasil na Feira Mundial de Nova York (1939 - 1940)


Leitores,

Selo Comemorativo - Feira Mundial de Nova York, 1000 Réis, tira central do bloco. Vitória Régia, flora.

Da série Exposições e Feiras Mundiais estamos disponibilizando o  Relatório apresentado pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio Dr. Waldemar Falcão e por Armando Vidal Comissario Geral do Brasil na  Feira Mundial de Nova York em 1940.
Como orientação apresentamos abaixo os capítulos em cada volume do Relatório. E, para acessar basta clicar nas imagens correspondentes a cada volume.



Volume I
Capítulo I
Introdução – A Reabertura da Feira Mundial de Nova York em 1940 – Vantagens do comparecimento do Brasil – Relações do Comissariado com Autoridades e Associações.
Capítulo II
 A Feira em 1939 – Relatório – Prestações de contas e sua aprovação – Liquidação dos compromissos de 1939 –  Álbum do Pavilhão – Distribuição.
Capítulo III
Expositores de 1939 premiados pela Direção da Feira.
Capítulo  IV
Novos Expositores e Novos Produtos em 1940 –  Remodelação dos mostruários de 1939 e sua organização geral em 1940 – Catálogo Geral dos mostruários em 1940 – Relação nominal dos Expositores.
Capítulo V
O futuro das relações do Brasil com os Estados Unidos – Produtos  brasileiros de fácil comércio.
Capítulo VI
Exposição Latino-americana no “Riverside Museum” – Exposição Candido Portinari no “Museum of Modern Art”.
Capítulo VII
Representação musical – Festival de música brasileira – Arquivo musical – Discoteca – Distribuição de discos gravados pelo Comissariado Geral – Folhetos sobre música



 
Volume II
Capítulo VIII
Solenidade do dia 7 de setembro – Taça “Getúlio Vargas”  - Diamante “Vargas” – Visita dos professores da “Nem Jersey State Teacher College” – Almoço da “Comissão Construtora de Estrada de Ferro Madeira-Marmoré – Visita dos antigos alunos da “Daurmouth University” – Outras solenidades e recepções – Discursos.
Capítulo IX
Filmes Brasileiros
Capítulo X
Distribuição de livros e folhetos.
Capítulo XI
Exposição de livros brasileiros e de livros em inglês sobre o Brasil
Capítulo XII
Recurso para as despesas em 1940 – Emissão de selos comemorativos da Feira em 1940.
Capítulo XIII
Encerramento da Feira – Demolição do Pavilhão e retirada dos mostruários.
Capítulo XIV
Aplicação do material do Comissariado depois de encerrada a Feira – I. Distribuição de instalações e mostruários nos Estados Unidos; II. Material que ainda continua nos Estados Unidos; III. Devolução de material do Brasil;
Capítulo XV
Propaganda mantida pelo Brasil nos Estados Unidos – Necessidade de sua reforma
Capítulo XVI
Experiência de duas Feiras – Algumas sugestões
Anexo N. I – Legislação Federal sobre a Feira Mundial de Nova York
Anexo N. II – Folhetos sobre Produtos e Legislação social distribuídos no Pavilhão.

Fonte: archive.org