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História e Educação


Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - faed


Grupo Escolar Lauro Muller (1912)
Disponível em: http://www.ibamendes.com/2011/12/fotos-antigas-de-cidades-de-santa.html

Leitores, 

Este espaço foi elaborado com o intuito de divulgar as atividades e OS CONTEÚDOS relacionados a disciplina de História e Educação: da Constituição da escola moderna à Primeira República, ministrada Pela professora Doutora Vera Lúcia Gaspar da Silva, na primeira fase do curso de Pedagogia, período matutino, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.


Texto 1Stephanou, Maria & BASTOS, Maria Helena Camara (2005). História, Memória e História da Educação. Em:. Stephanou, Maria & BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. III: . Século XX Petrópolis / RJ: (pp 416-429.) Vozes.  
Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/0B_r6CYm2yjQCdkJFMXgzU2ZVUWs/view?usp=sharing

Texto 2LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (2005). Fontes e História da Educação. História da Educação . 2 ed. Rio de Janeiro: DP & A (pp 77-96.).
Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/0B_r6CYm2yjQCZ1JtTlYta2ZwSDg/view?usp=sharing

Dossiê - CUNHA, Maria Teresa Santos; SOUZA CHALOBA, Rosa Fátima de. Dossie "Arquivos e Acervos Escolares". Revista Linhas (PPGE / UDESC). 
Disponível em http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/309.

Texto 3 -  BOTO, Carlota (2014). A Liturgia da Escola Moderna: Saberes, valores, atitudes e exemplos. Revista História da Educação. [Online] Porto Alegre v. 18 n. 44 Set./dez. 2014 (pp. 99-127). Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/45765/pdf_31.

Texto 4 -  HOUSSAYE, Jean (Org.) (2013). Quinze Pedagogos: textos selecionados. Tradução de Aimberê Quintiliano e revisão técnica de Nilda Alves. Petrópolis / RJ: De Petrus et alii. 
Disponível em: https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCQzEtbG85TWFNSFU
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCTjdFVDVHR1U0TDg
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCNDNxRmVqaFFJZzg
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCUmx1VldoY1hBTVE
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCaGttODh6Y2VoM2c
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCeEJhdFN3MnBqUWs
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCNHpvdTZFSFEzUjA
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCcGx1N1Ezc05iU28
https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCemE0czlPcVRJbTA

Texto 5 -  CONSTITUIÇÃO POLITICA DO IMPERIO DO BRAZIL (DE 25 DE MARÇO DE 1824). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm
LEI DE 15 DE OUTUBRO DE 1827 - Manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html
Lei nº 16, de 12 de Agosto de 1834 - Faz algumas alterações e adições à Constituição Política do Império, nos termos da Lei de 12 de outubro de 1832. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/leimp/1824-1899/lei-16-12-agosto-1834-532609-publicacaooriginal-14881-pl.html. Ver também o Ato Institucional de 1834 no site Brasil Escola acesso através do endereço eletrônico http://brasilescola.uol.com.br/historiab/o-ato-adicional-1834.htm
GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (2007). A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita. Revista Educação em Questão. Natal, v. 28, n. 14, , jan./jun. 2007(pp. 121-146). Disponível em http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4467/3658

Texto 6 -  VIDAL, Diana Gonçalves; SA, Elizabeth Figueiredo de; GASPAR da SILVA, Vera Lucia (Orgs.) (2013). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. 1. ed. Cuiabá - MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso EdUFMT [Deste livro serão trabalhados o texto de apresentação "Faces da obrigatoriedade escolar: lições do passado, desafios do presente", de autoria de Diana Gonçalves Vidal (pp. 11-20) e Paradoxos da obrigatoriedade escolar, de Anne-Marie Chartier (pp. 421-438.] Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B_r6CYm2yjQCdldSZnJjbkdNZ0E/view
https://drive.google.com/file/d/0B_r6CYm2yjQCQW5IWlR0UmJkM0k/view

Texto 7 -  ARAÚJO, José Carlos Souza; BUENO DE FREITAS, Anamaria Gonçalves; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (2008). À Guisa de um Inventário sobre as Escolas Normais no Brasil: O movimento histórico-educacional nas unidades provinciais/federativas (1835-1960). In.: ARAÚJO, José Carlos Souza; BUENO DE FREITAS, Anamaria Gonçalves; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (Orgs.) (2008). As Escolas Normais no Brasil: Do Império à República. Campinas/SP: Alínea Editora (pp. 11-27). Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B_r6CYm2yjQCUGlWcllDaDZYVEk/view

Texto 8  SOUZA, Gizele de. História da Educação Infantil no Brasil: lugares, propósitos e ações que conformaram o jardim de infância e a creche como espaços de educação das crianças. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de & ARAÚJO, Vania Carvalho de. (Org.). História da Educação e da Assistência à Infância no Brasil. 1ed.Vitória: EDUFES, 2011, v. 8 (pp. 245-272). Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B_r6CYm2yjQCbXllZHRMM1h4TUE/view

Texto 9 -  SCHMIDT, Leonete Luzia; SCHAFASCHEK, Rosicler; SCHARDONG, Rosimeri (2012). A Educação em Santa Catarina no século XIX: As escolas de instrução elementar e secundária e os debates nos jornais da época. Constituição física, pedagógica e legal da Rede Pública de Ensino Elementar em Santa Catarina. Florianópolis/SC: DIOESC (pp. 170- 192). 
Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/0B_r6CYm2yjQCUnZ3MVoxR0p3Y00/view?usp=sharing

Texto 10 -  FRADE, Isabel (2016). Materiais utilizados para ensinar a ler e escrever no Brasil: significados e pragmática (1840-1960). In: CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; CASTRO, Cesar Augusto (Orgs.). Livro, Leitura e Leitor: Perspectiva histórica. 1ed. São Luís: Café & Lápis e EDUFMA (pp. 421-448). Disponível em https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCU2t4SnNEVDVNY28

Texto 11 -  PERES, Eliane & RAMIL, Chris de Azevedo (s/d). Cartilhas, Pré-Livros, Livros de Alfabetização ou Livros para o Ensino Inicial da Leitura e da Escrita: Guardá-los e estudá-los, para quê? 
Disponível em:  https://drive.google.com/open?id=0B_r6CYm2yjQCMUM4aGx1VWMtQ2c



Guia de Museus de Santa Catarina 


Roteiro de visita dos "Espaços de guarda de memórias"

Data
Atividade

20/02

Acolhida dos calouros pela Direção Geral e Direções Assistentes

27/02
Feriado de Carnaval - não conta como aula


06/03

1. Apresentação dos alunos, professora e da doutoranda que fará estágio docente;
2. Apresentação do plano de Ensino;
3. Apresentação dos Lugares de Guarda de Memória que serão visitados pelas equipes;
4. Projeção do vídeo Antonieta de Barros.



13/03
CUNHA, Maria Teresa Santos; SOUZA CHALOBA, Rosa Fátima de. Dossiê "Arquivos e Acervos Escolares". Revista Linhas (PPGE / UDESC). Disponível em http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/309.
Organização dos trabalhos de campo - Espaços de Guarda de Memórias.

20/03

Mesa Coordenada "Relatos de experiências: pesquisas em acervos" -  Sala de Atos





27/03
STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Camara (2005). História, Memória e História da Educação. In.: STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis/RJ: Vozes (pp. 416-429) (Texto 1)

Apresenta Espaços de Guarda de Memórias

Museu Histórico de Santa Catarina
Grupo 1: Moira Silva, Nicole Araújo e Kaoane Barbosa





03/04

LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (2005). Fontes e História da Educação. História da Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A (pp. 77-96). (Texto 2)

Apresenta Espaços de Guarda de Memórias

Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina
Grupo 2: Mariana Vaz, Sarah da Silva e  Dienyfer Oderdenge

Casa da Memória – Praça XV
Grupos 3 : Débora Medeiros, Mariana Ceci, Stella Nobre e Maria Laura Ventura





10/04
BOTO, Carlota (2014). A Liturgia da Escola Moderna: Saberes, valores, atitudes e exemplos. Revista História da Educação. [Online] Porto Alegre v. 18 n. 44 Set./dez. 2014 (pp. 99-127). Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/45765/pdf_31. (Texto 3)

HOUSSAYE, Jean (Org.) (2013). Quinze Pedagogos: textos selecionados. Tradução de Aimberê Quintiliano e revisão técnica de Nilda Alves. Petrópolis / RJ: De Petrus et alii. (Texto 4). Neste dia o livro será apresentado pela professora não havendo necessidade de leitura prévia. Na sequencia das aulas serão trabalhados alguns capítulos, conforme já indicado no Plano de Ensino e disponibilizado no xeros e no blog.

Apresenta Espaços de Guarda de Memórias

Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rhor
Grupos  4: Stefani Zanetti, Carolina Peruzzo, Isabella Albano, Nathyara Peres

IDCH - Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas
Grupos 5: Isabela Finco, Scheila Santana, Amanda da Costa e Talía da Silveira


17/04
Museu Victor Meirelles
Grupos 6: Debora Cataneo, Evelin Chaves, Ingrid Moresco e Lara Oliveira

Produção escrita individual sem consulta 1

Aulas:

Apresentação do texto 1



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