No ano de 2007 a Prof.ª Drª Diana Gonçalves Vidal, realizou a Conferência Modernismos, Modernidades e educação: Facetas de um debate no Seminário intitulado "Os Intelectuais e o debate público sobre educação no Brasil" organizado na UFMG. Hoje disponível para acesso através do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil.
No ano de 2015 o empenho do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola vinculado ao Observatório de Práticas Escolares - OPE da Universidade do Estado de Santa Catarina, gerou diferentes parcerias e estudos.
Novas leituras da História e Historiografia da Educação por meio da compreensão dos objetos da prática escolar. Esteve em desafio constante para o aprofundamento dos estudos da Cultura Material escolar.
Um pouco dessa produção pode ser encontrada nos links abaixo.
Iniciamos nossa série demonstrando algumas produções, no ano de 2015, da Coordenadora do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola - Vera Lúcia Gaspar da Silva.
Para curtir e uma boa leitura!!!!
Possui graduação em Pedagogia (FESSC / UNISUL, 1983), Mestrado em Educação (PPGE / UFSC, 1993), doutorado em Educação: História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo ? FEUSP (2004) tendo realizado doutorado sandwich na Universidade de Lisboa e pós-doutorado em História da Educação realizado na Universidade de São Paulo com inserções internacionais: Argentina, Uruguai e Espanha (bolsa CNPq). É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, atuando no Centro de Ciências Humanas e da Educação, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, do qual é vice-coordenadora e editora da Revista Linhas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola primária, cultura material escolar, patrimônio educativo, estudos socio-históricos comparados e história da profissão docente. Integra vários projetos e grupos de pesquisa com inserções nacionais e internacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares ", integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação e associada da ANPEd.
Em 2015 realizou na Universidade de Macerata, Itália a conferência:
Cultura material escolar e a história da escolarização da infância: algumas possibilidades interpretativas.
La cultura materiale della scuola e la storia della scolarizzazione dell’infanzia: alcune ipotesi interpretative
Os Livros ....
Alguns artigos, clicando nos títulos você será direcionado (a) aos periódicos.
A primeira edição da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, organizado pela Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo, com sede na FE/UNICAMP/BRASIL.
Disponibilizamos uma excelente coletânea organizada por Agapo Luis Palomeque, a respeito do educador-reformador, uruguaio José Pedro Varela.
Denominada José Pedro Varela y su tiempo: Selección de escritos de José Pedro Varela y documentos de época apresenta nos 6 tomos: Cronología básica. Autobiografía dirigida a Benigno F. Martínez en 1877. José Pedro Varela. Rasgos biográficos. Noticia de José Pedro Varela y de su participación en la Reforma Escolar del Uruguay. La reforma vareliana en campaña. Reminiscencias sobre el período de la Reforma Escolar. Cómo vieron a J. P. Varela: "Gavroche", J. A. Zavalla, Julio Herrera y Obes, Bartolomé Mitre y Vedia y Eduardo G. Gordon.
Trata-se de uma publicação da Editora Montevidéu: ANEP, 2011.
É com imenso prazer que o Blog S.E. Cultura Material Escolar gerido pelo Grupo de Pesquisa Objetos da Escola apresenta o resultado de um trabalho árduo e de relevância para área.
Produzido em uma bela parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - UFPR - Coordenado pela Profa. Dra. Gizele de Souza; Memória - UNICAMP - Do qual a Profa. Dra. Heloisa Rocha faz parte junto com seus orientandos; e Objetos em viagem: discursos pedagógicos acerca do provimento material da escola primária em países ibero-americanos (1870-1920) - UDESC - Coordenado pela Profa. Dra. Vera Gaspar, surgiu o Ebook História da Educação, Infância e Cultura Material, organizado por: Franciele Ferreira França, Carolina Ribeiro Cardoso da Silva e Cristina Carla Sacramento.
Convidamos todos a participarem do I Colóquio História da Educação, Infância e Cultura Material: estudos produzidos por grupos de pesquisas da UDESC, UFPR e UNICAMP que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2015 na Universidade Federal do Paraná (UFPR/Curitiba).
Pensado como um grande encontro entre professores e alunos que compõem os três grupos de pesquisa, o evento tem o objetivo de estreitar a comunicação e ampliar as discussões sobre temáticas de investigação da História da Educação ao socializar os trabalhos produzidos no interior dos grupos.
O encontro reunirá estudantes e professores do grupo coordenado pela professora Gizele de Souza (também coordenadora do NEPIE/UFPR), do grupo da professora Vera Lucia Gaspar da Silva provindo da UDESC e também do grupo tutelado pela professora Heloisa Helena Pimenta Rocha sediado na UNICAMP.
O evento contará ainda com o lançamento de um E-book, organizado por três doutorandas pertencentes aos grupos de pesquisa, o qual é composto pelos textos produzidos, pelos demais orientandos e pelas professoras, para apresentação durante o colóquio. O destaque a ser dado é à participação da professora Cynthia Greive Veiga, da Universidade Federal de Minas Gerais, importante pesquisadora da área de História da Educação, convidada a proferir uma conferência sobre a temática geral do encontro.
As inscrições podem ser feitas AQUI ou no link disponível na página do NEPIE/UFPR do facebook.
Convidamos todos a acessarem o site "SM conectados", o qual elaborou uma lista de 15 museus internacionais que podem ser visitados pela internet. Destacamos abaixo um trecho disponível da reportagem que enfatiza a importância das tecnologias digitais na democratização do acesso a essas instituições:
"Gracias al uso de internet puedes hacer visitas virtuales con las que ofrecer a tus alumnos una experiencia muy realista, con muchas posibilidades, y con la enorme ventaja de solventar el problema de la distancia. Estos son algunos de los museos que ofrecen esta posibilidad. Si conoces alguno que no aparezca en el listado dínoslo en un comentario y lo añadiremos a este listado para que todos podáis hacer uso de él en el aula".
indicamos a leitura da dissertação de mestrado da professora Zenir Maria Koch, intitulada "Uma leitura da questão do fracasso na escola pública catarinense".
A dissertação foi defendida em 1989, na Universidade Federal de Santa Catarina.
O primeiro número do periódico será lançado no III CIHEM - Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática que ocorrerá em Belém, PA, entre os dias 4 a 7 de novembro próximo:
neste link vocês encontram a apresentação feita pela professora Rosa Batista, da Universidade do Sul de Santa Catarina, na Semana da Pedagogia 2015 da FAED/UDESC.
Nos últimos anos o Grupo Objetos da Escola dedica-se a apresentar, reconhecer e valorizar os acervos escolares da História da Educação Catarinense. Desse intento, a localização de novos acervos e o promover da conservação e preservação desses passaram a integrar a perspectiva das pesquisa realizadas pelo Grupo Objetos da Escola.
Assim, no ano de 2009/2010 através do Edital/FINEP, através da Coordenação das Professoras Vera Lucia Gaspar da Silva e Gisela Eggert teve inicio o trabalho de restauro, conservação, preservação e digitalização do Acervo do Grupo Escolar Lauro Müller.
Hoje já podemos disponibilizar o material digitalizado dos arquivos inventariados.
Para conhecer todo o processo de conservação, restauro e preservação, como também entender a forma de organização do inventário, você pode realizar o download das Fichas do Inventário do Acervo do Grupo Escolar Lauro Müller, na imagem abaixo dê um click.
Abaixo a listagem dos arquivos digitalizados após a restauração, para download click nos títulos.
Escola Reunidas de Dois Córregos, Piracicaba (1924). Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/02/18/arquitetura-do-saber/
Leitores,
Convidamos para a leitura da dissertação de Mestrado em Educação intitulada "Uso(s) do tempo: a organização das atividades de alunos e professores nas escolas primárias paulistas (1890-1929)", elaborada por Rita de Cassia Gallego e orientada pela professora Dra. Denice Barbara Catani.
O trabalho teve como objetivo "investigar o processo de construção da arquitetura temporal das escolas públicas primárias do estado de São Paulo, no período compreendido entre 1980 e 1929, no que concerne à configuração não só do calendário, como também dos quadros horários a seguem seguidos na organização das atividades dos professores e alunos, notando-se de permanências, rupturas e ressignificações presentes nesse processo" (p. 10).
Não deixem de conferir AQUI este belíssimo trabalho...