sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Série - Produções do Grupo Objetos da Escola 2015

Leitores,

No ano de 2015 o empenho do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola vinculado ao Observatório de Práticas Escolares - OPE da Universidade do Estado de Santa Catarina, gerou diferentes parcerias e estudos.
Novas leituras  da História e Historiografia da Educação por meio da compreensão dos objetos da prática escolar. Esteve em desafio constante para o aprofundamento dos estudos da Cultura Material escolar.
Um pouco dessa produção pode ser encontrada nos links abaixo.
Iniciamos nossa série demonstrando algumas produções, no ano de 2015, da Coordenadora do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola - Vera Lúcia Gaspar da Silva.

Para curtir e uma boa leitura!!!!



Possui graduação em Pedagogia (FESSC / UNISUL, 1983), Mestrado em Educação (PPGE / UFSC, 1993), doutorado em Educação: História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo ? FEUSP (2004) tendo realizado doutorado sandwich na Universidade de Lisboa e pós-doutorado em História da Educação realizado na Universidade de São Paulo com inserções internacionais: Argentina, Uruguai e Espanha (bolsa CNPq). É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, atuando no Centro de Ciências Humanas e da Educação, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, do qual é vice-coordenadora e editora da Revista Linhas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola primária, cultura material escolar, patrimônio educativo, estudos socio-históricos comparados e história da profissão docente. Integra vários projetos e grupos de pesquisa com inserções nacionais e internacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares ", integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação e associada da ANPEd.

Em 2015 realizou na Universidade de Macerata, Itália a conferência:

Cultura material escolar e a história da escolarização da infância: algumas possibilidades interpretativas.
La cultura materiale della scuola e la storia della scolarizzazione dell’infanzia: alcune ipotesi interpretative





Os Livros ....




Alguns artigos, clicando nos títulos você será direcionado (a) aos periódicos.


SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da ; GASPAR da SILVA, Vera Lucia . O Aluno sob Medida: Como a escola registra seus alunos?'. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 149-168, 2015.

GASPAR da SILVA, Vera Lucia; AMANTE, Lúcia da Graça Cruz Domingues. Objectos da Escola? Quando Novos Personagens Entram Em Cena. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 23, p. 1-20, 2015.


GASPAR da SILVA, Vera Lucia; KINCHESCKE, Ana Paula de Souza . Navegando em memórias: um relato sobre o acervo digital do CEMESSC. Pensar a Educação em Pauta - Convite à Leitura, Belo Horizonte - MG, 04 set. 2015.

GASPAR da SILVA, Vera Lucia; KINCHESCKI, Ana Paula de Souza ; SOUZA, Gustavo Rugoni de . Convite à Leitura: 'Acervo Marta Tavares': Um acervo insólito?. Pensar a Educação em Pauta, Belo Horiaonte - MG, 07 ago. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.