terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Nova Escola para Aprender - A ler, escrever & contar

Leitores,

Como se organizava o ensino? O que se ensinava no princípio da escola moderna? Qual a materialidade escolar, nesse período? Dúvidas pairam e pesquisas podem ser elaboradas, neste sentido encontramos e estamos divulgando o Livro Nova Escola para Aprender - A ler, escrever & contar, de autoria de Manoel de Andrade de Figueyredo, Lisboa, 1719.

Fonte: archive.org 

Aspectos do Brasil Moderno - 1934

Leitores,

Em tempos de diferentes abordagens sobre modernidade e pós-modernidade na educação, aprofundar os fenômenos e os modos de conceber a territorialidade e de apresenta-las ao mundo, também compõe forte distinção as formas do moderno e modernidade na educação. Desse modo, apresentamos documento elaborado pelo Departamento Nacional da Indústria e do Comércio, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio - Aspectos do Brasil Moderno
Esse documento foi elaborado como parte integrante do volume "Brasil Atual de 1932-1933", com o propósito de apresentar e concorrer na Feira de Bari, na Itália e Marselha na França.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

História do Brasil adaptada ao Ensino Primário e Secundário - João Ribeiro (1900)

Leitores,

Estamos disponibilizando o Livro História do Brasil, de 1900, escrito por João Ribeiro, Professor do Gymnasio Nacional.  Vale a pena conferir!!!


Centro de Memória Escolar de Pomerode

Leitores,

Apoiamos iniciativas de preservação e difusão da História da Educação Catarinense como a realizada pelo Centro de Memória Escolar de Pomerode, que chegou até nós indicada pela Doutoranda Cibele Piva Ferrari.


No dia 27 de novembro, o Centro de Memória Escolar de Pomerode (Ceme) inaugura seu terceiro núcleo no Centro de Educação Infantil Municipal Professora Damaris Frahm, antiga Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha, fundada em 1907 pela comunidade do Testo Alto II. O projeto, vinculado à Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, tem como objetivo organizar, socializar, preservar e pesquisar os documentos sobre a história da educação das escolas municipais. 
 
O projeto vem implementando ações pedagógicas, com registros de acervos escolares, oficinas, cursos e palestras que promovem o conhecimento da história da Educação da cidade. As escolas municipais de Pomerode possuem um rico acervo histórico educacional dos imigrantes alemães. Esse acervo é composto de uma diversidade de documentos que possibilitam aos sujeitos conhecerem vários aspectos da educação de Pomerode ao longo da sua história.
 
Fonte: CEME / Pomerode

Relatório - O Brasil na Feira Mundial de Nova York (1939 - 1940)


Leitores,

Selo Comemorativo - Feira Mundial de Nova York, 1000 Réis, tira central do bloco. Vitória Régia, flora.

Da série Exposições e Feiras Mundiais estamos disponibilizando o  Relatório apresentado pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio Dr. Waldemar Falcão e por Armando Vidal Comissario Geral do Brasil na  Feira Mundial de Nova York em 1940.
Como orientação apresentamos abaixo os capítulos em cada volume do Relatório. E, para acessar basta clicar nas imagens correspondentes a cada volume.



Volume I
Capítulo I
Introdução – A Reabertura da Feira Mundial de Nova York em 1940 – Vantagens do comparecimento do Brasil – Relações do Comissariado com Autoridades e Associações.
Capítulo II
 A Feira em 1939 – Relatório – Prestações de contas e sua aprovação – Liquidação dos compromissos de 1939 –  Álbum do Pavilhão – Distribuição.
Capítulo III
Expositores de 1939 premiados pela Direção da Feira.
Capítulo  IV
Novos Expositores e Novos Produtos em 1940 –  Remodelação dos mostruários de 1939 e sua organização geral em 1940 – Catálogo Geral dos mostruários em 1940 – Relação nominal dos Expositores.
Capítulo V
O futuro das relações do Brasil com os Estados Unidos – Produtos  brasileiros de fácil comércio.
Capítulo VI
Exposição Latino-americana no “Riverside Museum” – Exposição Candido Portinari no “Museum of Modern Art”.
Capítulo VII
Representação musical – Festival de música brasileira – Arquivo musical – Discoteca – Distribuição de discos gravados pelo Comissariado Geral – Folhetos sobre música



 
Volume II
Capítulo VIII
Solenidade do dia 7 de setembro – Taça “Getúlio Vargas”  - Diamante “Vargas” – Visita dos professores da “Nem Jersey State Teacher College” – Almoço da “Comissão Construtora de Estrada de Ferro Madeira-Marmoré – Visita dos antigos alunos da “Daurmouth University” – Outras solenidades e recepções – Discursos.
Capítulo IX
Filmes Brasileiros
Capítulo X
Distribuição de livros e folhetos.
Capítulo XI
Exposição de livros brasileiros e de livros em inglês sobre o Brasil
Capítulo XII
Recurso para as despesas em 1940 – Emissão de selos comemorativos da Feira em 1940.
Capítulo XIII
Encerramento da Feira – Demolição do Pavilhão e retirada dos mostruários.
Capítulo XIV
Aplicação do material do Comissariado depois de encerrada a Feira – I. Distribuição de instalações e mostruários nos Estados Unidos; II. Material que ainda continua nos Estados Unidos; III. Devolução de material do Brasil;
Capítulo XV
Propaganda mantida pelo Brasil nos Estados Unidos – Necessidade de sua reforma
Capítulo XVI
Experiência de duas Feiras – Algumas sugestões
Anexo N. I – Legislação Federal sobre a Feira Mundial de Nova York
Anexo N. II – Folhetos sobre Produtos e Legislação social distribuídos no Pavilhão.

Fonte: archive.org


sábado, 29 de novembro de 2014

O Médico Escolar na Educação Brasileira - Moncorvo Filho

Leitores,

No intuito de facilitar a localização de discursos e compreender a presença do Médico na Educação Escolar apresentamos uma coleção integrada no Center for Research Libraries, denominada Coleção Moncorvo Filho (Arthur Moncorvo Filho - 1871/1944, médico). Parte desse material pode ser localizado no acervo da Divisão de Bibliotecas e Documentação PUC-Rio de Janeiro.
Disponibilizamos abaixo um dos documentos da coleção e na imagem do Center for Research Libraries apresentamos a listagem dos documentos disponíveis, para download, constando discursos, documentos e conferências médicas realizadas no Brasil e no mundo a partir da última década do século XIX até a quarta década do século XX.
Aproveitem!!!!




Notícias!!! Submissão de Artigos

Leitores,

Apresentamos a chamada de algumas Revistas para submissão de Artigos. Aproveitem!!!


A Revista Intellèctus (Uerj) divulga chamada de trabalhos para o dossiê “Intelectuais e Educação na América Latina", que integrará o volume XIV, número 1, com lançamento previsto para maio de 2015. 
A proposta deste dossiê tem como eixo central acolher, apresentar, ensejar um debate profícuo sobre a relação Intelectuais e Educação na América Latina, que nos leve à reflexão sobre tensões no campo educativo já superadas e/ou que ainda se fazem presentes.
Os artigos para o dossiê deverão ser encaminhados exclusivamente ao e-mail da Revista revistaintellectusuerj@gmail.com, no prazo até 30 de março de 2015.
Lembramos que a Revista mantém as seções regulares de artigos livres para contribuições diversas sobre a temática dos intelectuais e de resenhas, com avaliação em fluxo contínuo.
Para a preparação de artigos e resenhas deverão ser seguidas as normas constantes na página da Revista que pode ser acessada clicando o título abaixo.

Intellèctus
Ano XIII, nº 1Revista Eletrônica ISSN 1676-7640

A Revista Intellèctus é originária dos Grpesq/CNPq Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano e Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais, Sociedade e Política e destina-se a publicar estudos em História Intelectual e dos Intelectuais bem como sobre a produção cultural dos países que compõem o universo cultural da “Latinidade”. Dessa forma a revista publica artigos que analisam a história dos intelectuais e/ou as obras que tratam de questões pertinentes à: Política, Economia, Sociedade, Filosofia e Artes. Filha de seu tempo a Intellèctus é editada por meio eletrônico, sendo sua periodicidade semestral.
Os Editores



PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - DOSSIÊS PARA 2015 - 2016


A revista eletrônica da Unesp, Patrimônio e Memória, está recebendo artigos e resenhas, para seus próximos número de  2015 e 2016, sobre temas definidos nos dossiês e, também, sobre temas livres, em conformidade às suas normas (Consultar a revista).
Só serão aceitos artigos cujos autores tenham a titulação mínima de doutor ou estejam cursando o doutorado.
2015 - volume 11, n. 1 - Biografias e arquivos pessoais - Data do recebimento de textos - até 30 de março de 2015 – Responsável pelo Dossiê: Dra. Karina Anhezini de Araújo.
2015 - volume 11, n. 2 - Leituras do Brasil: ficção e memória - Data do recebimento de textos - até 30 de agosto de 2015 - Responsável pelo Dossiê: Dr. Benedito Antunes
2016 - volume 12, n. 1 - Registros memoriais nas ruas e praças - Data do recebimento de textos - até 30 de março de 2016 - Responsável pelo Dossiê: Profa. Dra. Tania Regina de Luca.
Para outras informações, clique na imagem Patrimônio e Memória.


domingo, 23 de novembro de 2014

Especial - O que dizem os números sôbre o Ensino Primário

Leitores,

A obra que vamos disponibilizar "O que dizem os números sôbre o Ensino Primário" da autoria de M. A. Teixeira de Freitas, compôs a coletânea Biblioteca da Educação, organizada por Lourenço Filho.
O autor desenvolve  com dados estatísticos da educação  um panorama da vida didática da educação brasileira nas primeiras décadas do século XX.


O livro físico localiza-se no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/Rio de Janeiro.

Nova Edição - Cadernos de História da Educação

Leitores,

Uma ótima leitura para o final de semana!!

Criado em 2002, Cadernos de História da Educação teve periodicidade anual até 2008. Em 2009, passou a ter periodicidade semestral. Publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com os seguintes objetivos:

1. Divulgar os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros afetos à temática da História e Historiografia da Educação;

2. Promover o intercâmbio de idéias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a instituições acadêmico-científicas que se dediquem à temática da História e da Historiografia da Educação.

O conteúdo veiculado pelo periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da História da Educação, mas também a todos aqueles preocupados com os avanços do conhecimento nas ciências humanas de modo geral.


sábado, 15 de novembro de 2014

Os Herdeiros: Os estudantes e a cultura - Revista Linhas

Leitores,

Nova Edição da Revista Linhas - aproveitem para conferir "Dossiê Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de Os Herdeiros".
Aproveitem para visualizar também a Entrevista com a Profª Drª Maria das Dores Daros, realizada por Silvana Rodrigues de Souza Sato, Tiago Ribeiro Santos, Ana Paula de souza Kincheski.

Para acessa a Revista Linhas click na imagem


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Especial em comemoração aos 60.000 acessos!!! - Cultura Material Escolar

Leitores,

Em comemoração aos 60.000 acessos completados essa semana, o Blog S.E. Cultura Material Escolar apresenta algumas contribuições e autores que fundamentam as discussões e pesquisas sobre a Cultura Material Escolar. 


Fonte: Entrevista apresentada no dossiê La escuela: entre el cambio y la tradición - Periódico:  El Monitor de la educación.

Revista História da Educação mantida pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe/RS, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria.


Revista Brasileira de História da Educação - 2010


Nesse número o Dossiê: Viagens de educadores, circulação e produção de modelos pedagógicos 


Revista Linhas é publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde o ano 2000. Tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber.


Texto apresentado no 1º Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE - 2000






segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VIII Encontro Maranhense de História da Educação 2015

Leitores,



O Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitora- NEDHEL em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação e o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão realizam no período de 12 a 15 de maio de 2015 o VIII Encontro Maranhense de História da Educação.
Nesta VIII edição a temática central OS SUJEITOS SILENCIADOS PELA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A Comissão Organizadora convida pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio e pessoas interessadas pela História da Educação para participarem deste VIII Encontro.
Para outras informações, acesse a página do evento clicando na imagem abaixo.


Exposición 'Las ciencias en la escuela: el material científico de la Escuela Normal de Murcia'

Para conhecer,

A materialidade escolar e os instrumentos da ciência, a exposição apresenta a inserção de diferentes objetos para o ensino da ciência na formação dos professores.
Vale a pena conferir!!!





La 'cultura material de la escuela' como factor de desarrollo de la investigación histórico-educativa en Italia - Juri Meda

Leitores,

Para aproveitar o encontro entre Antonio Viñao Frago e Juri Meda na Conferência Inaugural "La cultura material de la escuela como factor de desarrollo de la investigación histórico-educativa en Italia",  do III Foro Ibérico de Museismo Pedagógico em 25 de novembro de 2012.


La Memória Educativa - Juri Meda

Leitores,

Acompanhem essa belíssima conferência realizada por Juri Meda no Seminari di Storia dell'educazionie, que ocorreu na Università di Macerata em dezembro de 2012. O título da conferência "La "memoria educativa" ipoteca epistemologica o fattore evolutivo della professionalità docente?"