sábado, 29 de novembro de 2014

O Médico Escolar na Educação Brasileira - Moncorvo Filho

Leitores,

No intuito de facilitar a localização de discursos e compreender a presença do Médico na Educação Escolar apresentamos uma coleção integrada no Center for Research Libraries, denominada Coleção Moncorvo Filho (Arthur Moncorvo Filho - 1871/1944, médico). Parte desse material pode ser localizado no acervo da Divisão de Bibliotecas e Documentação PUC-Rio de Janeiro.
Disponibilizamos abaixo um dos documentos da coleção e na imagem do Center for Research Libraries apresentamos a listagem dos documentos disponíveis, para download, constando discursos, documentos e conferências médicas realizadas no Brasil e no mundo a partir da última década do século XIX até a quarta década do século XX.
Aproveitem!!!!




Notícias!!! Submissão de Artigos

Leitores,

Apresentamos a chamada de algumas Revistas para submissão de Artigos. Aproveitem!!!


A Revista Intellèctus (Uerj) divulga chamada de trabalhos para o dossiê “Intelectuais e Educação na América Latina", que integrará o volume XIV, número 1, com lançamento previsto para maio de 2015. 
A proposta deste dossiê tem como eixo central acolher, apresentar, ensejar um debate profícuo sobre a relação Intelectuais e Educação na América Latina, que nos leve à reflexão sobre tensões no campo educativo já superadas e/ou que ainda se fazem presentes.
Os artigos para o dossiê deverão ser encaminhados exclusivamente ao e-mail da Revista revistaintellectusuerj@gmail.com, no prazo até 30 de março de 2015.
Lembramos que a Revista mantém as seções regulares de artigos livres para contribuições diversas sobre a temática dos intelectuais e de resenhas, com avaliação em fluxo contínuo.
Para a preparação de artigos e resenhas deverão ser seguidas as normas constantes na página da Revista que pode ser acessada clicando o título abaixo.

Intellèctus
Ano XIII, nº 1Revista Eletrônica ISSN 1676-7640

A Revista Intellèctus é originária dos Grpesq/CNPq Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano e Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais, Sociedade e Política e destina-se a publicar estudos em História Intelectual e dos Intelectuais bem como sobre a produção cultural dos países que compõem o universo cultural da “Latinidade”. Dessa forma a revista publica artigos que analisam a história dos intelectuais e/ou as obras que tratam de questões pertinentes à: Política, Economia, Sociedade, Filosofia e Artes. Filha de seu tempo a Intellèctus é editada por meio eletrônico, sendo sua periodicidade semestral.
Os Editores



PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - DOSSIÊS PARA 2015 - 2016


A revista eletrônica da Unesp, Patrimônio e Memória, está recebendo artigos e resenhas, para seus próximos número de  2015 e 2016, sobre temas definidos nos dossiês e, também, sobre temas livres, em conformidade às suas normas (Consultar a revista).
Só serão aceitos artigos cujos autores tenham a titulação mínima de doutor ou estejam cursando o doutorado.
2015 - volume 11, n. 1 - Biografias e arquivos pessoais - Data do recebimento de textos - até 30 de março de 2015 – Responsável pelo Dossiê: Dra. Karina Anhezini de Araújo.
2015 - volume 11, n. 2 - Leituras do Brasil: ficção e memória - Data do recebimento de textos - até 30 de agosto de 2015 - Responsável pelo Dossiê: Dr. Benedito Antunes
2016 - volume 12, n. 1 - Registros memoriais nas ruas e praças - Data do recebimento de textos - até 30 de março de 2016 - Responsável pelo Dossiê: Profa. Dra. Tania Regina de Luca.
Para outras informações, clique na imagem Patrimônio e Memória.


domingo, 23 de novembro de 2014

Especial - O que dizem os números sôbre o Ensino Primário

Leitores,

A obra que vamos disponibilizar "O que dizem os números sôbre o Ensino Primário" da autoria de M. A. Teixeira de Freitas, compôs a coletânea Biblioteca da Educação, organizada por Lourenço Filho.
O autor desenvolve  com dados estatísticos da educação  um panorama da vida didática da educação brasileira nas primeiras décadas do século XX.


O livro físico localiza-se no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/Rio de Janeiro.

Nova Edição - Cadernos de História da Educação

Leitores,

Uma ótima leitura para o final de semana!!

Criado em 2002, Cadernos de História da Educação teve periodicidade anual até 2008. Em 2009, passou a ter periodicidade semestral. Publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com os seguintes objetivos:

1. Divulgar os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros afetos à temática da História e Historiografia da Educação;

2. Promover o intercâmbio de idéias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a instituições acadêmico-científicas que se dediquem à temática da História e da Historiografia da Educação.

O conteúdo veiculado pelo periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da História da Educação, mas também a todos aqueles preocupados com os avanços do conhecimento nas ciências humanas de modo geral.


sábado, 15 de novembro de 2014

Os Herdeiros: Os estudantes e a cultura - Revista Linhas

Leitores,

Nova Edição da Revista Linhas - aproveitem para conferir "Dossiê Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de Os Herdeiros".
Aproveitem para visualizar também a Entrevista com a Profª Drª Maria das Dores Daros, realizada por Silvana Rodrigues de Souza Sato, Tiago Ribeiro Santos, Ana Paula de souza Kincheski.

Para acessa a Revista Linhas click na imagem


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Especial em comemoração aos 60.000 acessos!!! - Cultura Material Escolar

Leitores,

Em comemoração aos 60.000 acessos completados essa semana, o Blog S.E. Cultura Material Escolar apresenta algumas contribuições e autores que fundamentam as discussões e pesquisas sobre a Cultura Material Escolar. 


Fonte: Entrevista apresentada no dossiê La escuela: entre el cambio y la tradición - Periódico:  El Monitor de la educación.

Revista História da Educação mantida pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe/RS, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria.


Revista Brasileira de História da Educação - 2010


Nesse número o Dossiê: Viagens de educadores, circulação e produção de modelos pedagógicos 


Revista Linhas é publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde o ano 2000. Tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber.


Texto apresentado no 1º Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE - 2000






segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VIII Encontro Maranhense de História da Educação 2015

Leitores,



O Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitora- NEDHEL em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação e o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão realizam no período de 12 a 15 de maio de 2015 o VIII Encontro Maranhense de História da Educação.
Nesta VIII edição a temática central OS SUJEITOS SILENCIADOS PELA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A Comissão Organizadora convida pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio e pessoas interessadas pela História da Educação para participarem deste VIII Encontro.
Para outras informações, acesse a página do evento clicando na imagem abaixo.


Exposición 'Las ciencias en la escuela: el material científico de la Escuela Normal de Murcia'

Para conhecer,

A materialidade escolar e os instrumentos da ciência, a exposição apresenta a inserção de diferentes objetos para o ensino da ciência na formação dos professores.
Vale a pena conferir!!!





La 'cultura material de la escuela' como factor de desarrollo de la investigación histórico-educativa en Italia - Juri Meda

Leitores,

Para aproveitar o encontro entre Antonio Viñao Frago e Juri Meda na Conferência Inaugural "La cultura material de la escuela como factor de desarrollo de la investigación histórico-educativa en Italia",  do III Foro Ibérico de Museismo Pedagógico em 25 de novembro de 2012.


La Memória Educativa - Juri Meda

Leitores,

Acompanhem essa belíssima conferência realizada por Juri Meda no Seminari di Storia dell'educazionie, que ocorreu na Università di Macerata em dezembro de 2012. O título da conferência "La "memoria educativa" ipoteca epistemologica o fattore evolutivo della professionalità docente?"



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Acervo Center for Research Libraries - História da educação do Brasil (1830 - 1930)

Vale a pena conferir!!!



O Latin American Microform Project (LAMP) no Center for Research Libraries (CRL) produziu imagens digitais de séries de publicações emitidas pelo Poder Executivo do Governo do Brasil entre 1821 e 1993, e pelos governos das províncias desde as mais antigas disponível para cada província até o fim do Império em 1889. O projeto proporciona acesso via Internet aos documentos, facilitando assim a sua utilização por pesquisadores e prestando apoio às pesquisas latino-americanas nesta iniciativa patrocinada no hemisfério pela Fundação Andrew W. Mellon. 

Os documentos compreendem:

Mensagens dos Presidentes das Províncias (1830-1930).

State-level messages, issued annually during the Imperial period, summarize activities within each province.
Estas comunicações, emitidas anualmente durante o Império, apresentam uma síntese das atividades em cada Província. O acesso é feito por Província e por ano, enquanto o acesso por assunto a determinadas informações quantitativas é obtido através de links a partir do Subject Guide to Statistics in the Presidential Reports of the Brazilian Provinces, 1830-1889 compilado por Ann Hartness.

Relatórios Ministeriais (1821-1960).

Todo ministério federal emite um relatório anual resumindo as suas atividades. O acesso é por ministério, por ano e, existindo, pelo índice.

Vale a pena conferir e pesquisar. A História da Educação precisa de projetos que assegurem a possibilidade da pesquisa de modo cosmopolítico, de acesso disponível em qualquer lugar do mundo para todos do mundo.




ISCHE 2015

Vamos participar!!!


A Conferência Permanente Internacional sobre a História da Educação (ISCHE) é uma sociedade acadêmica dedicada a promover a investigação e o reforço do intercâmbio intelectual e de cooperação entre os historiadores da educação em todo o globo.

Conferência Internacional Permanente

sobre a História da Educação

Cultura e Educação "Universidade de Istambul, Turquia
24-27 junho 2015
As propostas e apresentações de painéis são convidados que examinar o tema da conferência: " Cultura e Educação ". O objectivo desta conferência é examinar as relações entre educação e cultura a partir da perspectiva histórica. Nas respostas de conferência para as seguintes questões serão abordadas: Qual é a relação entre cultura e educação? Quais são os papéis de reformas educacionais e empréstimos educacional nas mudanças culturais? Quais são as funções das instituições de ensino, educadores e materiais educacionais na formação da cultura e transformação? Como ter educação e elementos da cultura, como a língua, a religião, símbolos e rotinas influenciaram-se mutuamente ao longo da história? As inscrições devem ser relacionados a um ou mais dos seguintes subtemas :
  • Paradigma cultural e educação
  • Agentes de interação intercultural
  • Linguagem e educação
  • Religião e educação
  • Símbolos, heróis, histórias e mitos
  • Rituais e rotinas
Os resumos devem ter no máximo 500 palavras, incluindo bibliografia e tem que ser escrito em Inglês, mas as apresentações podem ser entregues em uma das línguas oficiais da ISCHE -Inglês, francês, alemão ou espanhol. Todas as propostas para a conferência principal devem ser apresentadas utilizando o formulário de submissão on-line em http://2015.ische.org/submission.php. O prazo para a apresentação da proposta é 17 de novembro 2014 Os candidatos serão notificados da aceitação ou rejeição de propostas no início de fevereiro de 2015 Para aqueles apresentando um trabalho na conferência, o prazo para inscrição é 30 de Abril de 2015 Nós olhamos Esperamos vê-lo em Istambul.
Para mais informações, consulte a página do evento, clicando na imagem a abaixo.



Cultura, ciudadanía y sistema educativo: cuando la escuela adoctrina - Serie: Itinerario y memoria del Bicentenario

Leitores,

Excelente material encaminhado por Andréa Cordeiro! o Livro Cultura, ciudadanía y sistema educativo: cuando la escuela adoctrina - Serie: Itinerario y memoria del Bicentenario faz parte da produção Archivo visual del Museo de la Educación Gabriela mistral.
Para acessar e fazer sua leitura, click na imagem abaixo.


domingo, 12 de outubro de 2014

Conferência “A PEDAGOGIA CARISMÁTICA DE GILLES DELEUZE NA UNIVERSIDADE DE VINCENNES”

Leitores,

Conferência promovida pelo  Programa de Pós-Graduação da UFSC/ UDESC, imperdível!!!


Exposição "El Museo Pedagógico: un espacio para el encuentro con la escuela del ayer"

Leitores,

O Museu Pedagógico, da Faculdade de Ciências da Educação na Universidade de Sevilha, lançou no mês de setembro, a exposição temporária "El Museo Pedagógico: un espacio para el encuentro con la escuela del ayer".
Faça uma visita virtual pelo acervo do museu. Para acessar click na imagem.





 Para acessar a página do Museo Pedagógico - Universidade de Sevilla no Facebook click na imagem abaixo: