sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Acervo Center for Research Libraries - História da educação do Brasil (1830 - 1930)

Vale a pena conferir!!!



O Latin American Microform Project (LAMP) no Center for Research Libraries (CRL) produziu imagens digitais de séries de publicações emitidas pelo Poder Executivo do Governo do Brasil entre 1821 e 1993, e pelos governos das províncias desde as mais antigas disponível para cada província até o fim do Império em 1889. O projeto proporciona acesso via Internet aos documentos, facilitando assim a sua utilização por pesquisadores e prestando apoio às pesquisas latino-americanas nesta iniciativa patrocinada no hemisfério pela Fundação Andrew W. Mellon. 

Os documentos compreendem:

Mensagens dos Presidentes das Províncias (1830-1930).

State-level messages, issued annually during the Imperial period, summarize activities within each province.
Estas comunicações, emitidas anualmente durante o Império, apresentam uma síntese das atividades em cada Província. O acesso é feito por Província e por ano, enquanto o acesso por assunto a determinadas informações quantitativas é obtido através de links a partir do Subject Guide to Statistics in the Presidential Reports of the Brazilian Provinces, 1830-1889 compilado por Ann Hartness.

Relatórios Ministeriais (1821-1960).

Todo ministério federal emite um relatório anual resumindo as suas atividades. O acesso é por ministério, por ano e, existindo, pelo índice.

Vale a pena conferir e pesquisar. A História da Educação precisa de projetos que assegurem a possibilidade da pesquisa de modo cosmopolítico, de acesso disponível em qualquer lugar do mundo para todos do mundo.




Um comentário:

  1. Gente, o acesso ao CRL está impossibilitado. Sabem como fazemos pra acessar?

    ResponderExcluir

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.