Indicamos a leitura da
dissertação de mestrado intitulada Da
Indústria à Escola: relações da fábrica Móveis CIMO com o mercado escolar
(1912-1954), elaborada por Gustavo Rugoni de Sousa e orientada pela
Professora Doutora Vera Lucia Gaspar da Silva.
A dissertação foi defendida em
agosto de 2015, na Universidade do Estado de Santa Catarina e discute as
relações existentes entre a escola, a indústria e o Estado por meio da
trajetória da fábrica Móveis CIMO, empresa moveleira que possuía uma linha de
produtos voltados para atender as demandas materiais das escolas.
Por meio de documentos muitas
vezes considerados “estranhos” a pesquisadores da Educação, como notas fiscais,
relatórios de compra e venda, relatórios administrativos e catálogos de
produtos, o autor, por meio das análises desenvolvidas, busca compreender
melhor as relações em torno do provimento material das instituições públicas de
ensino e nos apresenta indícios de que o mobiliário comercializado entre o
final dos oitocentos e início dos novecentos convergia a um padrão de design
internacional.
Hoje nossa sugestão é o site abaixo que tem milhares de e-books completos para download nas áreas de filosofia, sociologia, psicologia, literatura, antropologia, marxismo, história, geografia, direito, etc.
Sugerimos a apreciação do documentário "Maestros de América Latina", ele retrata a vida de oito educadores importantes para os países latino-americanos, são eles: Gabriela Mistral, Domingo F. Sarmiento, Jesualdo Sosa, José Carlos Mariátegui, José Martí, Paulo Freire, Simón Rodríguez e José Vasconcelos.
Leitores, como dica de leitura apresentamos o livro "Educação e Luta de Classes" de autoria de Aníbal Ponce. O livro é um clássico do pensamento educacional Latino-Americano e pode ser acessado através do link https://mega.nz/#!w8JxxZzY!PiwYfafQrwM1klkYNNgh7Yo-Y3O_3nL6F0pP0Z8aOtc O professor Aníbal Ponce, é argentino, de origem marxista, que estuda como a estrutura social e as condições materiais de uma sociedade vai condicionando e dando formas aos diferentes modelos, sistemas e projetos educativos, desde as comunidades primitivas, passando pelas "grandes civilizações", até a escola e a educação moderna em todas as suas expressões, até o século XX, abrindo e propondo também novas perspectivas para uma nova educação para o futuro. (texto extraído do Facebook da Revista Voces disponível no link: https://www.facebook.com/RevistaVoces/photos/a.412375225570521.1073741826.155223131285733/416545565153487/?type=3&theater) Boa leitura.
Indicamos a leitura da dissertação de mestrado da professora Marlete dos Anjos Silva Schaffrath, intitulada "A escola normal catharinense de 1892: profissão e ornamento".
A dissertação foi defendida em 1999 na Universidade Federal de Santa Catarina sob orientação da professora Doutora Maria das Dores Daros.
Indicamos a leitura da dissertação de mestrado do professor Jorge Alexandre Nogared Cardoso, intitulada "A 'cientifização' da prática pedagógica: o papel da biologia na formação do professor nos anos 10".
A dissertação foi defendida em 1998 na Universidade Federal de Santa Catarina sob orientação da professora Doutora Olinda Evangelista.
divulgamos aqui uma publicação do GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente.
O e-book "Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos". Livro II.
Conforme normas da editora, o livro está disponível no link abaixo e poderá ser baixado, no entanto, não pode ser copiado, nem impresso. Em breve, o livro será lançado na versão impressa.
No ano de 2007 a Prof.ª Drª Diana Gonçalves Vidal, realizou a Conferência Modernismos, Modernidades e educação: Facetas de um debate no Seminário intitulado "Os Intelectuais e o debate público sobre educação no Brasil" organizado na UFMG. Hoje disponível para acesso através do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil.
No ano de 2015 o empenho do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola vinculado ao Observatório de Práticas Escolares - OPE da Universidade do Estado de Santa Catarina, gerou diferentes parcerias e estudos.
Novas leituras da História e Historiografia da Educação por meio da compreensão dos objetos da prática escolar. Esteve em desafio constante para o aprofundamento dos estudos da Cultura Material escolar.
Um pouco dessa produção pode ser encontrada nos links abaixo.
Iniciamos nossa série demonstrando algumas produções, no ano de 2015, da Coordenadora do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola - Vera Lúcia Gaspar da Silva.
Para curtir e uma boa leitura!!!!
Possui graduação em Pedagogia (FESSC / UNISUL, 1983), Mestrado em Educação (PPGE / UFSC, 1993), doutorado em Educação: História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo ? FEUSP (2004) tendo realizado doutorado sandwich na Universidade de Lisboa e pós-doutorado em História da Educação realizado na Universidade de São Paulo com inserções internacionais: Argentina, Uruguai e Espanha (bolsa CNPq). É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, atuando no Centro de Ciências Humanas e da Educação, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, do qual é vice-coordenadora e editora da Revista Linhas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola primária, cultura material escolar, patrimônio educativo, estudos socio-históricos comparados e história da profissão docente. Integra vários projetos e grupos de pesquisa com inserções nacionais e internacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares ", integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação e associada da ANPEd.
Em 2015 realizou na Universidade de Macerata, Itália a conferência:
Cultura material escolar e a história da escolarização da infância: algumas possibilidades interpretativas.
La cultura materiale della scuola e la storia della scolarizzazione dell’infanzia: alcune ipotesi interpretative
Os Livros ....
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