quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Memórias Escolares

Leitores,

Estamos disponibilizando na página História da Educação II os trabalhos realizados pelos estudantes da Pedagogia (2012/2) da Universidade do Estado de Santa Catarina, referente a memória escolar de diferentes sujeitos. A proposta é a aproximação das leituras ocorridas durante o semestre e relatos de sujeitos escolares entrevistados pelos estudantes.
Cada apresentação trata de modo singular o processo de ensino da História da Educação no processo de escrita das narrativas.

Aproveitem!!!
Memórias Escolares

Escola Nova - Referênciais


Leitores,
"As coisas valem pelas idéias que nos sugerem" 
Machado de Assis



Distantes por um breve tempo, agora retomamos nossos trabalhos de "coisas" que valem pela sugestão da leitura e por sua relevância na História da Educação

A sugestão é para suscitar o interesse por uma leitura de suma importância, falamos muito da Escola Nova, do Manifesto de 1932, mas muitas vezes não acolhemos esse documento com sua devida relevância.
Segue o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932 e o dos Educadores de 1959. Compilados em uma única publicação.
Outra sugestão de leitura é o Ensaio de Maria Luiza Penna que faz parte da Coleção Educadores - "Fernando de Azevedo". 
Fonte: Domínio Público.

Aproveitem a leitura, clique nos links abaixo:


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Entrevista Dona Isabel - Normalista

Leitores!!

Em comemoração aos 30.000 acesso criamos um marcador especial "Cinema e História da Educação", vamos disponibiliza constantemente vídeos já publicados aleatoriamente sobre a temática: História da Educação e compilar para maior facilidade de acesso através do Blog "Seminário Cultura Material Escolar"
Aproveitem!!!

O primeiro vídeo a ser  disponibilizado foi produzido por alunas do curso do Magistério do Instituto Estadual de Educação. E apresentado na aula de História da Educação II pelas acadêmicas Amanda e Anelise como enriquecimento dos estudos sobre a formação das normalistas.
A Profª Normalista Dona Isabel apresenta no seu discurso momentos de memória da formação com a Profª Antonieta de Barros.

Entrevista Normalista Dona Isabel from Seminario Cultura Escolar on Vimeo.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Especial Grupos Escolares

Leitores!!

Estamos disponibilizando para os pesquisadores e acadêmicos que possuem interesse em História da Educação alguns documentos que compõe a História da Educação Catarinense: Livro de Honra do Grupo Escolar Lauro Muller, Programa de Ensino dos Grupos Escolares de 1920, Regimento Interno dos Grupos Escolares de 1911 e 1914.
Para acessar o material clic sobre a imagem para fazer o download dos arquivos.





Comemoração 30.000 Acessos

Leitores!!!

Estamos comemorando os 30.000 acessos. Agradecemos imensamente toda partilha e comprometimento de todos com a divulgação do Blog.
Acreditamos que estamos propondo uma forma distinta de produzir e divulgar a História da Educação.
Nosso trabalho só faz sentido pela receptividade de todos os leitores e colegas de pesquisas que compartilham e nós mobilizam a investigar novas fontes e de por em foco diferentes tratativas para compor o acervo do Blog Seminário Cultura Material Escolar.
Novamente obrigada!! Rumo aos 50.000 Acessos.

"O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto".
Fernando Pessoa 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Lançamento de Livro!

Caros(as) colegas e amigos(as),
 
É com satisfação que os convidamos para a sessão de lançamento do livro por nós organizado, intitulado "Objetos da Escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina - séculos XIX e XX)" (Insular, 2012).
 
Trata-se de uma obra que reúne nove artigos afetos à temática, escritos pelas integrantes do nosso grupo de pesquisa. Ao apresentarmos este livro, esperamos fornecer um leque de possibilidades de perspectivas de análise com intuito de contribuir na constituição de metodologias de trabalho centradas na cultura material escolar. O livro conta com prefácio do professor espanhol Agustín Escolano Benito.
 
A sessão congregará um conjunto de livros produzidos por professores da Faed/Udesc e fará parte da programação da Semana da Pedagogia (http://200.19.105.194/faed/arquivos/id_submenu/593/semana_pedagogia_2012.pdf).
 
Será realizada no dia 19 de setembro, próxima quarta-feira, das 20h30 às 22h, no auditório da Faed (Itacorubi).
 
Contamos com a sua presença!
 
Atenciosamente,
Vera Gaspar e Marilia Petry

sábado, 15 de setembro de 2012

Desafios para o Trabalho do Professor - Antonio Nóvoa

Leitores,

Estamos partilhando mais um trabalho excelente do Profº Antonio Nóvoa, realizado no ano de 2006 na Cidade de São Paulo. A palestra que vamos disponibilizar foi realizada pelo Sindicato de Professores de São Paulo.
Aproveitem!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

VII Congresso Brasileiro de História da Educação - Submissão de trabalhos

Leitores!!!

Aproveitem!!  Prorrogação para as submissões de trabalhos para o VII Congresso Brasileiro História da Educação.

Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil
A Sociedade Brasileira de História da Educação, que reúne pesquisadores das diversas regiões do Brasil, se reunirá em Cuiabá, Centro Geodésico da América do Sul, em plena região Centro-Oeste, nos dias 20 a 23 de maio do ano de 2013.


Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil será o grande tema em torno do qual se aglutinarão as conferências, mesas redondas e comunicações, ampliando os campos epistemológico e empírico e apontando inovadores rumos da história da educação no Brasil manifestos através da pluralidade de temas e problemas que demarcam a fronteira dos múltiplos fazeres e saberes nessa esfera específica do conhecimento.

Viola de Cocho, Cururu, Sir iri, Festas de São Benedito e do Divino e uma diversidade de sabores, odores e energias regionais aguardam os congressistas. Sejam bem-vindos à parte mais central da América do Sul e à Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Educação

VII Congresso Brasileiro de História da Educação

domingo, 26 de agosto de 2012

VII Congresso Brasileiro de História da Educação

Lançamento "El Centro Virtual de Memoria en Educación y Pedagogía

Leitores!
Estamos divulgando a excelente iniciativa da Universidade Pedagógica Nacional e do Museo Pedagógico Colombiano na criação do Centro Virtual de Memoria en Educióna y Pedagogía.
Segue o convite e as informações do lançamento desse projeto.





Esta es una cordial invitación dirigida a docentes, directivos docentes, e investigadores, para que asistan al lanzamiento oficial del Centro Virtual de Memoria en Educación y Pedagogía, en convenio con el Museo Pedagógico Colombiano de la Universidad Pedagógica Nacional.
Fecha: Agosto 28 de 2012, martes
Lugar: Centro Cultural Gabriel Betancourt Mejía
Dirección: calle 73 No. 14 - 80
Hora: 10:00 a 11:30 de la mañana.
Agenda
· Palabras de la directora del IDEP, profesora Nancy Martínez Álvarez
· Palabras de la Decana de Educación de la Universidad Pedagógica Nacional, doctora Olga Cecilia Díaz
· Presentación académica del sitio a cargo de los investigadores Amanda Cortés y Carlos Noguera
El Centro Virtual de Memoria en Educación y Pedagogía, es un espacio construido gracias al convenio realizado entre el Instituto para investigación Educativa y el Desarrollo Pedagógico - IDEP, y el Museo Pedagógico Colombiano de la Universidad Pedagógica Nacional.
En este sitio, la comunidad educativa y la ciudadanía en general, tendrá la facilidad de acercarse a la historia de la pedagogía, del maestro, de la escuela y la educación de nuestro país a través de ilustraciones, fotografías, manuales, cartas y otro tipo de documentos escritos y audiovisuales de diferentes archivos y periodos históricos. Además se encuentran investigaciones realizadas por expertos que han analizado la tendencia que tiene y que ha tenido esta historia en la vida nacional, y las experiencias pedagógicas que vienen forjando la memoria educativa de la ciudad.
Acompáñenos en este esfuerzo institucional, que sin duda, es un legado importante para la educación y la ciudad



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Estudos da Cultura Material Escolar

Leitores!!


Estamos disponibilizando três traduções livres realizadas pelo Mestrando Nelson Maurilio Coelho Junior do Mestrado em Educação - Linha História e Historiografia da Educação UDESC, de textos em Francês utilizado no Seminário Especial de Aprofundamento Teórico "Cultura Material Escolar" Coordenado pela Profª. drª Vera Lucia Gaspar da Silva no ano de 2010.
Os textos dirigem para as temáticas do mobiliário escolar, museus escolares e arquitetura escolar. Abaixo seguem, os links para acesso as traduções.
Agradecemos o trabalho desenvolvido pelo Nelson e sua contribuição para as pesquisas sobre as temáticas em questão.

MAISONS D´ÉCOLE - FELIX NARJOUX (1880)

MOBILIER SCOLAIRE - MODÈLES DE M.C. POMPEE

O LIVRO AUXILIAR DOS MESTRES PARA A ORGANIZAÇÃO DOS MUSEUS ESCOLARES

Aproveitem!!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estudos da História da Educação II

Convidamos a todos a conhecer a nova página dirigida aos Estudos sobre História da Educação II, local que iremos utilizar para realizar interações com o grupo de estudantes da 2ª fase da Pedagogia da FAED/UDESC, possibilitando a disseminação e o dialogo entre os pares e educador na constituição dos estudos sobre a História da Educação.

Para acessar basta clicar: História da Educação II, ou acessar na aba superior da página principal do Blog.

Esperamos a visita de tod@s.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Da Pedra ao Pó: O itinerário da lousa na escola paulista do século XIX

Leitores,

A autora Valdeniza Maria da Barra disponibilizou ao Blog Seminário Cultura Material Escolar sua dissertação defendida em 2001 na Pontífica Universidade Católica de São Paulo. Essa produção é mais uma das importantes contribuições da autora para a História da Educação do Brasil.

Agradecemos imensamente essa contribuição.

domingo, 3 de junho de 2012

Livro "Objetos da Escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina - Séculos XIX e XX)

Leitores,

Hoje apresentamos no Blog mais uma das preciosas contribuições dos pesquisadores de História de Educação do Estado de Santa Catarina através do Livro: Objetos da Escola. Trazer esse material ao conhecimento de todos é um misto de receio e alegria, pois faço parte dessa construção escrita. Aproprio-me da idéia de Clarice Lispector para explicar tal sentimento: "Nem tudo o que escrevo resulta numa realização, resulta numa tentativa. O que também é um prazer. Pois nem em tudo eu quero pegar.Ás vezes quero apenas tocar. Depois que o toco às vezes floresce e outros podem pegar com as duas mãos". É isso, trata-se de um delicado e belo trabalho, onde pesquisadores distintos traçaram algumas tentativas, e fizeram hoje ser possível que outros toquem com as duas mãos esse objeto - o Livro.
Aproveito para agradecer imensamente a oportunidade de participar desse projeto, através da Profª Vera Lucia Gaspar da Silva e Marilia Petry.
Agradeço a colega de pesquisa do artigo que escrevo em comunhão com Ivanir Ribeiro, pois comungar a escrita é um desafio.
Enfim, apresentamos o Livro:
Objetos da escola: Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar
(Santa Catarina – Séculos XIX e XX)


Organizadoras:
Vera Lucia Gaspar da Silva
Marilia Gabriela Petry
Ano: 2012
Este livro dá visibilidade aos objetos da escola, componentes imprescindíveis da materialidade das instituições escolares que revelam modos de conceber e praticar o ensino. Fruto do trabalho coletivo de um grupo de pesquisadores, o livro é escrito com rigor e originalidade tendo em vista a abordagem do tema e as indicações metodológicas preciosas para a investigação sobre a cultura material escolar.
Na interseção criativa entre o que os lugares revelam sobre espaços e objetos e o que os objetos revelam sobre os lugares, o leitor é levado a interrogar os inúmeros sentidos inscritos nos objetos e os vínculos indissociáveis entre pessoas, objetos, usos e rotinas escolares. Dessa maneira, a arquitetura escolar, a biblioteca, os museus, o mobiliário, as carteiras, os relógios e os uniformes flagram de forma surpreendente as práticas e condutas dos sujeitos educacionais na faina incessante de transmissão e acesso à cultura nas escolas. Esse reencontro dos sujeitos a partir dos objetos descortina dimensões do universo escolar pouco exploradas pelos estudiosos da educação e escrutinadas pelos profissionais do ensino. Esse olhar diferenciado para as coisas que nos parecem comuns compreende uma chave interpretativa valiosa para todos que se interessam pelas questões da educação.
Rosa Fátima de Souza

Considerados nas pesquisas que estão na base das produções aqui apresentadas como fontes, os objetos constituem-se num dos aspectos significativos do projeto educativo, e contribuíram para que a instituição escolar cumprisse (e cumpra) sua tarefa de instruir/educar/moralizar/civilizar. A investigação acerca destes artefatos constitui-se, pois, numa necessidade de preservar não apenas o patrimônio histórico escolar, mas, sobretudo, a memória das instituições e de seus sujeitos, bem como, compreender parte do intrincado jogo resultante da conjugação de uma base material com as práticas desenvolvidas com tais peças. Ao apresentarmos este livro, esperamos fornecer um leque de possibilidades de perspectivas de análise com intuito de contribuir na constituição de metodologias de trabalho centradas na cultura material escolar.
Vera Lucia Gaspar da Silva & Marilia Gabriela Petry

Autoras
Ana Paula de Souza Kinchescki, Camila Mendes de Jesus, Gisela Eggert-Steindel, Ivanir Ribeiro, Karina Santos Vieira Schlickmann, Luani de Liz Souza, Luiza Pinheiro Ferber, Marilia Gabriela Petry, Raquel Xavier de Souza Castro, Rita de Cássia Gonçalves, Tainara Lemos das Neves, Vera Lucia Gaspar da Silva, Virgínia Pereira da Silva de Ávila

Pode-se adquirir o livro com as autoras através do email: gpobjetosdaescola@gmail.com ou seminarioculturaescolar@bol.com.br e na Editora Insular: Livro Objetos da Escola