quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Patrimonio histórico educativo

Olá Leitores!

Hoje viemos indicar o livro "Patrimonio histórico educativo: investigaciones y experiencias en América Latina y Península Ibérica." Segue breve apresentação:
"O livro Patrimonio histórico educativo: investigaciones y experiencias en América Latina y Península Ibérica reúne artigos de especialistas, acadêmicos e professores que se preocupam em preservar e difundir o acervo histórico pedagógico em seus países e instituições."
O livro está disponível aqui.
Boa leitura!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

RECEPÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES: UM ESTUDO A PARTIR DOS COMUNICADOS E ATAS DAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS DO GRUPO ESCOLAR GUSTAVO RICHARD (1946-1952)

Olá Leitores!

Hoje viemos indicar a leitura do trabalho intitulado "RECEPÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES: UM ESTUDO A PARTIR DOS COMUNICADOS E ATAS DAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS DO GRUPO ESCOLAR GUSTAVO RICHARD (1946-1952)" da Prof. Dra. Gladys Mary Ghizoni Teive, nossa colega na UDESC.


Segue resumo: Seguindo as novas tendências em investigação manualística este artigo tem como foco a recepção de manuais escolares prescritos pelo Departamento de Educação de Santa Catarina para subsidiar os estudos sobre a Escola Nova nas reuniões pedagógicas dos grupos escolares. Assim, privilegiam-se duas fontes complementares aos manuais: os comunicados apresentados pelas professoras nas reuniões pedagógicas do Grupo Escolar Gustavo Richard e as atas das mesmas. Tais fontes possibilitaram perceber quais problemas eram enfrentados pelas mestras, quais manuais foram selecionados para auxiliá-las a resolvê-los e quais as suas representações acerca das leituras realizadas. Para esta última questão foi utilizado o conceito de representação de Roger Chartier. Palavras-chave: manuais escolares, escola nova, grupo escolar, representação.

Está disponível para download aqui.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Quem arquivará a internet para as futuras gerações?

Bom dia Leitores!

Encontramos esse artigo no jornal O Estadão e o consideramos muito interessante. Ele fala sobre a necessidade de armazenar o conteúdo produzido digitalmente tal qual o que é produzido nas mídias convencionais. Cita ainda o exemplo da França, país pioneiro nesse armazenamento que já tem mais de 20 bilhões de URLs arquivados.


Esperamos que gostem da leitura, disponível aqui.

domingo, 11 de setembro de 2016

Convite


Olá Leitores!

Viemos convidá-los para a defesa da dissertação de mestrado de nossa querida integrante Hiassana Scaravelli que acontecerá nesta sexta (16/09) na sala de atos da FAED às 14h30.


Aguardamos a presença de todos que puderem comparecer e prestigiar!

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A Educação em Museus e os Materiais Educativos

Olá Leitores!

Hoje viemos sugerir o livro A Educação em Museus e os Materiais Educativos que acaba de de ser lançado. Segue breve apresentação:

Autoras: Martha Marandino, Luciana Mônaco, Marcia F. Lourenço, Juliana Rodrigues e Fernanda Pardini Ricci, uma produção do GEENF – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/Faculdade de Educação da USP, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas/INCTTOX e do Instituto Butantan.

Para além das atividades de atendimento ao público nas exposições, de cursos e workshops, os museus – mais especificamente, os educadores dos museus – produzem materiais educativos. E produzem muito! Ao longo dos anos, a elaboração de materiais pelos setores educativos dos museus se ampliou, fazendo com que estes se estruturassem para realizar seu empréstimo e levando os educadores a se empenhar, cada vez mais, na produção de artefatos pedagógicos com a finalidade de divulgar, ensinar conteúdos, entreter e promover acesso ao conhecimento pelos visitantes. Em nossa experiência, nos deparamos com estes materiais o tempo todo, evidenciando essa produção singular desenvolvida pelos educadores dos museus. Esse livro é mais um passo na direção de dar visibilidade a mais uma faceta da educação em museus: os materiais educativos museais! É uma forma de valorizar o trabalho de educadores e educadoras que atuam no cotidiano das ações educativas, elaborando estratégias, propostas e materiais com a intenção de promover uma experiência prazerosa, mas também de aprendizado, para os variados públicos. Esperamos que este exemplar, que compõe a série de livros do GEENF voltados para educadores de museus, professores e interessados no tema, instigue esses profissionais a analisar suas ações educativas, principalmente aquelas voltadas à produção e ao uso de materiais educativos. Em especial, desejamos que esta publicação estimule os museus a produzirem mais e melhores materiais educativos para qualificar ainda mais sua atuação junto aos seus diferentes públicos.

Acesso ao livro completo aqui.
Boa leitura!

Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

Boa tarde Leitores!

A revista Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica acaba de publicar seu último número, V. 1, n. 2 maio/Ago 2016, disponível em http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab


A revista conta com vários artigos interessantes.
Façam bom proveito!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Blog GHENO

Boa noite Leitores!
Hoje viemos apresentar o GHENO - Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista e seu blog com diversas publicações interessantes.



Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO) foi criado em 2004 como uma das Linhas de Pesquisa do Grupo Saberes Históricos - ensino de história, historiografia e história da educação, e assim permaneceu até junho de 2009, quando seus membros decidiram que era hora de criar um grupo de pesquisa independente.
O Grupo conta com a participação de estudantes dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação, ambos da Universidade Federal da Paraíba, e que têm como objetos de suas pesquisas temas relacionados à instrução pública e particular no Oitocentos.
Do grupo também participam discentes dos cursos de graduação em História e em Pedagogia que têm interesse em elaborar suas monografias de conclusão de curso na área da história educacional, nos anos que se sucederam à independência política do Brasil, até o final do império (1822-1889).O Grupo de Pesquisa tem se dedicado a organizar e publicar, nos últimos anos, tanto livros de fontes documentais sobre o período como coletâneas que procuram dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por seus membros. Os estudos e pesquisas do Grupo apresentam a preocupação com o levantamento e catalogação de fontes em História da Educação com ênfase na Paraíba, objetivando contribuir com pesquisas referentes à criação das primeiras escolas de ensino superior e primeiras universidades, das escolas de primeiras letras e instrução secundária pública e particular durante o Oitocentos.O Grupo tem duas Linhas de Pesquisa: "A formação do Estado Nacional: organizações institucionais e escolarizações" e "Culturas Educacionais: práticas, sujeitos e representações".



Clique aqui.
Bom proveito!

domingo, 21 de agosto de 2016

Blog CEINCE

Boa tarde Leitores!

Hoje viemos indicar para vocês o blog do CEINCE. Segue breve descrição:

O CEINCE , Centro Internacional de Cultura Escolar, é uma entidade promovida pela Asociación Schola Nostra em colaboração com a Junta de Castilla y León e a Fundación Germán Sánchez Ruipérez,  para o estudo e divulgação da cultura escolar.

O CEINCE é definido como um centro global para a documentação, pesquisa e interpretação em todos os aspectos da cultura escolar, campo que aborda uma perspectiva multidisciplinar e internacional em suas dimensões históricas e as suas projeções atuais e futuras.




No blog podemos encontrar fotos do nosso grupo e parceiros pesquisando.
Aproveitem!

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Tour virtual: Exposição FRITZ MÜLLER - PRÍNCIPE DOS OBSERVADORES

Olá Leitores!!

Hoje viemos lhes convidar para um tour virtual para conhecer a Exposição FRITZ MÜLLER - PRÍNCIPE DOS OBSERVADORES
 
A exposição foi realizada de 5 de maio a 8 de julho de 2016 na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e todos estão convidados a visitá-la no tour virtual, composto por fotografias panorâmicas em 360º, que possibilitam a visualização de detalhes dos ambientes e por todos os ângulos.
Ao final do tour, não deixem de apreciar as fotografias (ícone no ângulo superior direito) e conhecer mais detalhes da exposição.
 


Também há um vídeo, realizado no período expositivo e com duração de quase 9 minutos, no portal Internet Archive. O vídeo apresenta cinco aspectos do evento: perfil da exposição e convite a visitação; introdução à vida e obra do naturalista; o livro Für Darwin (1864) e a produção da segunda edição, Facts and arguments for Darwin (1869); "Der Minhocão" (O "minhocão", gigantesco animal vermiforme e subterrâneo); obras do artista plástico catarinense, Mir Sestrem, sobre Fritz Müller.

Aproveitem!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

As Escolas Isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952)

Boa tarde Leitores!

Vamos indicar uma tese de doutorado de José Edimar de Souza, defendida na UNISINOS de São Leopoldo em 2015.
 As Escolas Isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952).


Disponível aqui.
Boa leitura!

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Resenha do livro "O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar"

Olá Leitores!

Hoje viemos indicar a resenha de Antón Costa Rico do livro "O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar" de Denice Barbara Catani  e Décio Gatti Júnior.


Ótima leitura para se interessar pelo livro completo!
Disponível aqui.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO

Boa tarde leitores!
Segue a publicação do segundo volume de 2016 da RIPHE - Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-educativo.

Esta edição traz diversos artigos, dossiês e muito mais.
Está disponível aqui.
Boa leitura!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Revista ICOM CE Digital. 2016. Número 12

Boa noite Leitores!
Já está disponível a Revista ICOM CE Digital. 2016. Número 12: "La construcción del relato en el museo. Temas, discursos y guiones que articulan la exposición".




Para acessar clique aqui.
Excelente leitura!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Historia de la Educación - Revista interuniversitaria

Bom dia leitores!

Hoje nossa sugestão de leituras são as revistas de História da Educação da Universidade de Salamanca.


O site conta com 33 volumes da revista de 1982 até 2014 e está disponível aqui.

Aproveitem este belíssimo acervo em seus estudos!

sábado, 16 de julho de 2016

Espacios y patrimonio histórico-educativo

Boa tarde leitores!

Hoje viemos divulgar este incrível livro de  Paulí Dávila Balsera e Luis María Naya Garmendia. Segue abaixo breve resumo:



El espacio marca el desarrollo de nuestra vida y, por ello, todo lo que tiene que ver con los espacios escolares forma parte del patrimonio histórico-educativo. El objetivo fundamental de este encuentro bajo el título "Espacios y Patrimonio Histórico Educativo" es reflexionar sobre la influencia del espacio escolar en el patrimonio educativo. La educación, en general, y los centros educativos han estado claramente influenciados por la concepción del espacio que, en la mayoría de casos, eran diseñados por arquitectos, educadores o gestores del sistema reflejando una forma de entender las necesidades pedagógicas o con el interés de controlar las actividades del aula. Además de los espacios físicos, relacionados con actividades escolares, también encontramos los espacios lúdicos que nos ayudan a entender los juegos, la relación con los juguetes y el disfrute del ocio. Pero en este encuentro no solamente nos interesan los "espacios materiales", sino también otros tipos de espacios inmateriales que nos ayudan a representar la realidad educativa. De ahí que hablemos de los "espacios espejo", que reflejan los sueños y otras manifestaciones artísticas como la literatura, la fotografía, la pintura, el cine y otras artes que han reflejado o imaginado una escuela posible. También los actores de los procesos educativos tienen sus voces para relatar sus experiencias y dar testimonio los espacios vividos.

Disponível aqui.