segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A Educação em Museus e os Materiais Educativos

Olá Leitores!

Hoje viemos sugerir o livro A Educação em Museus e os Materiais Educativos que acaba de de ser lançado. Segue breve apresentação:

Autoras: Martha Marandino, Luciana Mônaco, Marcia F. Lourenço, Juliana Rodrigues e Fernanda Pardini Ricci, uma produção do GEENF – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/Faculdade de Educação da USP, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas/INCTTOX e do Instituto Butantan.

Para além das atividades de atendimento ao público nas exposições, de cursos e workshops, os museus – mais especificamente, os educadores dos museus – produzem materiais educativos. E produzem muito! Ao longo dos anos, a elaboração de materiais pelos setores educativos dos museus se ampliou, fazendo com que estes se estruturassem para realizar seu empréstimo e levando os educadores a se empenhar, cada vez mais, na produção de artefatos pedagógicos com a finalidade de divulgar, ensinar conteúdos, entreter e promover acesso ao conhecimento pelos visitantes. Em nossa experiência, nos deparamos com estes materiais o tempo todo, evidenciando essa produção singular desenvolvida pelos educadores dos museus. Esse livro é mais um passo na direção de dar visibilidade a mais uma faceta da educação em museus: os materiais educativos museais! É uma forma de valorizar o trabalho de educadores e educadoras que atuam no cotidiano das ações educativas, elaborando estratégias, propostas e materiais com a intenção de promover uma experiência prazerosa, mas também de aprendizado, para os variados públicos. Esperamos que este exemplar, que compõe a série de livros do GEENF voltados para educadores de museus, professores e interessados no tema, instigue esses profissionais a analisar suas ações educativas, principalmente aquelas voltadas à produção e ao uso de materiais educativos. Em especial, desejamos que esta publicação estimule os museus a produzirem mais e melhores materiais educativos para qualificar ainda mais sua atuação junto aos seus diferentes públicos.

Acesso ao livro completo aqui.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.