quinta-feira, 15 de maio de 2014

História do Ensino Primário Rural em São Paulo e Santa Catarina (1921 - 1952) Virginia Ávila

Leitores,

Recomendamos a leitura do Livro História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina, da autora Virginia Ávila. Segue a sinopse do excelente trabalho desenvolvido pela pesquisadora.


Sinopse

O livro trata da história do ensino primário rural no Brasil no período de 1921 a 1952, caracterizado por uma significativa expansão do setor. Analisa especialmente o processo de construção das políticas educacionais para o segmento em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual, exemplificadas pelas de São Paulo e Santa Catarina.
Mais do que distinguir o que era próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, o trabalho visou também revelar a pluralidade de métodos e os efeitos diversos que as reformas provocaram na educação rural paulista e catarinense.
A pesquisa apoiou-se principalmente em documentação. A análise de mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamentações de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época permitiu comparar e relacionar os dados referentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, como duração dos cursos, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino.
De acordo com a autora, a educação rural, que contrasta em muitos aspectos com a educação urbana, foi um elemento fundamental na expansão da escola pública no Brasil. Mas, segundo ela, estranhamente, é muito pouco estudada no país. De fato, das 5.948 pesquisas de doutorado em Educação abrigadas no banco de teses da Capes no período de 2000 a 2009, somente 165 apresentaram como tema a educação rural, o que equivale a 2,7% da produção. E apenas 1,1% abordava a questão do ponto de vista histórico.

Para acessar a obra completa, clique na imagem abaixo.

Fonte: http://www.culturaacademica.com.br 

terça-feira, 6 de maio de 2014

VIII Congresso Brasileiro de História da Educação 2015

Leitores,

Vamos começar os preparativos para o VIII Congresso Brasileiro de História da Educação.

No período de 1º a 30 de setembro de 2014, estarão abertas as inscrições para  submissão de resumos ao VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, a ser  realizado na Universidade Estadual de Maringá, de 29 de junho a 02 de julho de 2015, e  cujo tema central será História da Educação: Matrizes interpretativas e  Internacionalização. 

EIXOS TEMÁTICOS 
 
O VIII Congresso Brasileiro de História da Educação contará com 10 eixos temáticos: 
 
1 Estado e Políticas Educacionais na História da Educação Brasileira 
2 Etnias e Movimentos Sociais na História da Educação 
3 Fontes e Métodos em História da Educação 
4 História da Educação das Crianças, Jovens e Adultos no Brasil 
5 História da Profissão Docente 
6 História das Culturas e Disciplinas Escolares 
7 História das Instituições e Práticas Educativas 
8 Impressos, Intelectuais e História da Educação 
9 O Ensino de História da Educação 
10 Patrimônio educativo e cultura material escolar

Bom Trabalho!!!

XI CIHELA - Congresso Iberoamericano de História da Educacão Transmissão ao vivo das conferências

Leitores,

Para acompanhar o evento do XI Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana que acontece em  Toluca de 6 a 9 de mayo de 2014. Click na imagem abaixo.


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dados Estatísticos de Santa Catarina 1936 a 1940

Leitores,

Para compartilhar

[...] é necessário observar que, se este corte corresponde a um grau de diferença das sociedades históricas em relação ao recenseamento – indiferença ou desconfiança em relação ao número para aquém, atenção sempre maior e mais precisa para além –, a história quantitativa, como o demonstra a arqueologia, pode transpor alegremente esta fronteira histórica. Porque a história quantitativa não é nem uma revolução puramente tecnológica, nem a conseqüência de uma emergência do número na história. Não é imposta nem pelo computador nem pelo passado. Como observa Glénisson, no século XIX, ao princípio era o documento; hoje, ao princípio é o problema. É uma "revolução da consciência historiográfica" [Furet, 1974, p. 53].A revolução documental tende também a promover uma nova unidade de informação: em lugar do fato que conduz ao acontecimento e a uma história linear, a uma memória progressiva, ela privilegia o dado, que leva à série e a uma história descontínua.(Le Goff, 1997)


Pensando na perspectiva de uma nova unidade de informação e privilegiando o estudo da historiografia da educação de Santa Catarina. Vamos compartilhar a Série Estatística - Sinopse Estatística de Santa Catarina de 1936 a 1940 (publicados pela Impressa Oficial do Estado/IOESC), estes documentos fazem parte do Programa Memória Estatística do Ministério da Fazenda e estão depositados em formato digital no Archiv que gera e captura conteúdos digitais. É possível conhecer um pouco da trajetória da história da educação catarinense através desses dados estatísticos, conhecer o número de aparelhamento escolar, número de estabelecimentos de ensino, entre outras contribuições para a escrita da História da Educação Catarinense.
Boa pesquisa! 
Para acessar click nos link´s abaixo.


sábado, 19 de abril de 2014

Novo Dicionário de Pedagogia e Instrução Primária - Ferdinand Buisson

Leitores,

Estamos disponibilizando a versão completa do Nouveau Dictionnaire de Pèdagogie et d'Instruction Primaire. A primeira edição é datada de 1887 e a segunda que estamos disponibilizando é de 1911, todas sobre a Direção de Ferdinand Buisson.
Este material foi digitalizado tanto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais INPR, como pela Biblioteca Nacional da França (base Gallica). 


Ferdinand Buisson

Clicando nas imagens abaixo, você terá acesso a versão com possibilidade de busca pela ferramenta do Acrobat PDF.
Volume I
Nouveau Dictionnaire de Pédagogie et d'Instruction Primaire
Volume II
Nouveau Dictionnaire de Pédagogie et d'Instruction Primaire

Para acessar o material na versão original (base Gallica) subdividido em Tomo I e II com Volume I e II, click nos links abaixo.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Atas da 1ª Conferência do Ensino Primário Santa Catarina - 1927

Leitores,

É com grande satisfação que disponibilizamos o documento das "Atas da 1ª Conferência do Ensino Primário de Santa Catarina", ocorrida em 1927. Trabalho realizado pelas Bolsistas de Iniciação Científica Hiassana Scaravelli e Sélia Ana Zonin do Projeto Objetos da Escola, coordenado pela Profº Drª Vera Lucia Gaspar da Silva.
Para acessar o documento click na imagem.
Atas da 1ª Conferência do Ensino Primário Santa Catarina - 1927
Para fazer download do documento completo click Atas 1ª Conferência do Ensino Primário Santa Catarina

domingo, 6 de abril de 2014

Revista America Patrimonio

Leitores,

Vale a pena conferir o lançamento do último número da revista dedicada ao estudo sobre patrimônio.
Para acessar a publicação basta clicar na imagem abaixo.
Boa leitura
Apresentação
En los últimos años nuestros bienes patrimoniales culturales y naturales han ido adquiriendo una relevancia cada vez mayor en el contexto de las políticas de conservación y desarrollo, tanto a nivel latinoamericano como mundial, lo que se expresa en un número creciente de bienes y espacios protegidos por la legislación y un gran interés por parte de la comunidad en cuanto a su conservación y puesta en valor. Sin embargo es también importante el reconocimiento que adquiere el patrimonio local y doméstico, por su carácter identitario y simbólico, aun cuando ellos no hayan alcanzado la protección legal que les brinda el Estado. En este contexto se genera AMÉRICA PATRIMONIO la primera revista de patrimonio que reúne la opinión y el trabajo de todo un continente entorno al vasto patrimonio cultural y natural que los rodea.

AMÉRICA PATRIMONIO es una publicación científica americana con Comité Editorial y Comité Asesor Internacional, integrado por representantes de todos los países participantes de la región. Cuenta con una versión en internet y otra en papel, está dirigida a la difusión de artículos y ensayos que se ocupan del Patrimonio Cultural y Natural de nuestro continente, combinando trabajos de caracteres empíricos, teóricos y ensayísticos que den cuenta de problemáticas locales, regionales y universales del Patrimonio. El objetivo de la publicación es promover la generación de ensayos y artículos de investigadores jóvenes y de investigadores ya consagrados en su especialidad disciplinar.
Revista América Patrimonio

Es una publicación trimestral y cada uno de sus números es de carácter temático. La revista se divide en cuatro secciones principales: Tema Central, Ensayos y Documentos y Proyectos Recientes. Todas las secciones están abiertas a recibir artículos, ensayos, propuestas fotográficas, obras y proyectos de arquitectura y de disciplinas afines. Si usted desea publicar en la Revista Patrimonio, enviar el material.

Dirección Editorial



terça-feira, 18 de março de 2014

Informativo X CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Leitores,

  


Curitiba, 14 de Março de 2014.



Prezados (as) pesquisadores (as),

Informamos que, em virtude do grande número de resumos inscritos no X COLUBHE, somam mais de 1400, e do imperativo de procedermos à rigorosa avaliação dos mesmos, a divulgação dos resultados foi postergada para o dia 30/03/2014.

Agradecemos pela compreensão.

Cordiais saudações!


A Comissão Organizadora



terça-feira, 11 de março de 2014

Revista HISTEDBR, Revista Acervo e Revista História

Leitores,

Dicas de leitura.
Para acessar as revistas, basta clicar na imagem.
Boa leitura!!

Conheça a revista Acervo
Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada semestralmente desde 1986. Tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente arquivologia. É composta pelas seções Entrevista, Dossiê Temático, Artigos Livres, Documento e Resenha.



Número especial da Revista Histedbr On Line centrado na temática "Intelectuais e Educação", organizado pelo  Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares - HISTEDBR – GT Maringá - Universidade Estadual de Maringá - UEM.



O presente número da revista História (São Paulo) traz aos leitores o dossiê Meio ambiente, museus e patrimônio. Organizado com a colaboração do Dr. Paulo Henrique Martinez, da UNESP, o conjunto de artigos oferece diferentes perspectivas de temáticas que cada vez mais têm chamado a atenção dos estudiosos e da sociedade no Brasil e no mundo.




Agradecendo a Cristiane Ramos Abud e a Vera Gaspar pelas indicações.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Catálogo "Biblioteca do Museu Escolar Nacional"

Leitores,

Para os interessados nos estudos sobre Museus Escolares, Bibliotecas e a dinâmica educacional no período oitocentista no país, vale conferir. Esse documento foi organizado por Julio de Lima Franco e publicado em 1885. Hoje, faz parte das obras raras da Biblioteca do Senado Federal.

Fernand Braudel: a materialidade e a abordagem do tempo

Leitores,

Sempre ouvimos comentários ... obras braudelianas sempre são um "?".  
Bem, para entender as contribuições desse autor, para a abordagem do tempo e as dinâmicas da materialidade, vamos disponibilizar como apresentado um pequeno volume "Dinâmica do Capitalismo" que reproduz o texto de três conferências que Fernand Braudel proferiu na Universidade de Johns Hopkins nos Estados unidos, em 1977. O texto foi traduzido para o inglês sob o título Afterthoughts on Material Civilizations and Capitalism, depois em italiano: La Dinamica Del Capitalismo. A presente edição não introduz nenhuma correção no texto inicial que, cumpre advertir o leitor, é anterior à publicação do livro Civilisation matérielle, Économie et Capitalisme, em 1979, pela editora Armand Colin. 
Para acessar click na imagem.


Contribuições para Cultura Material - Arjun Appadurai "A vida social das coisas"

Leitores,

Hoje, aquele que mergulha nos estudos da cultura material, se depara com a existência de alguns autores que ainda estão distantes do campo da História da Educação, e que podem corroborar para o aprofundamento teórico sobre o tema da materialidade escolar.
Assim, buscamos disponibilizar algumas contribuições sobre o tema cultura material. O Profº Dr. Arjun Appadurai autor do Livro "A vida social das coisas", apresenta novas formas de dialogar diante da cultura material, globalização, modernidade, enfim todas as aflições que circundam nossas reflexões ao pesquisarmos sobre a materialidade das coisas. 
Segue abaixo, uma breve apresentação do autor, extraída da entrevista concedida a  Bianca Freire-Medeiros e Mariana Cavalcanti em Berlim, 13 de junho de 2008. E, para acessar toda a entrevista basta clicar sobre a imagem do autor.


Arjun Appadurai nasceu em Bombaim, hoje Mumbai, e ali viveu até se mudar para Boston, onde se graduou pela Universidade Brandeis. Mestre, em 1970, e doutor, em 1973, pelo Programa de Pensamento Social da Universidade de Chicago, após uma breve passagem pela Universidade da Pennsylvania, retornou a Chicago como professor do Departamento de Antropologia. Aí permaneceu até 2001, quando aceitou um convite da Universidade de Yale. De lá, lecionou na New School até tornar-se professor de Mídia, Cultura e Comunicação na New York University, onde permanece até hoje.



Logo abaixo, buscamos contribuir com o aprofundamento do tema, cultura material e das obras do autor, disponibilizando "A vida Social das Coisas". Clicando na imagem você poderá acessar dois capítulos da obra.



Se desejar conhecer um pouco mais da obra de Arjun Appadurai disponibilizamos as seguintes obras para nossos leitores, "La modernidad desbordada", "Dimensões Culturais da Globalização" e "La vida social de las cosas" - obra completa. Basta clicar sobre as imagens e fazer sua leitura. Boa leitura!!!!








domingo, 23 de fevereiro de 2014

X ANPED SUL - Florianópolis

Leitores,

Nova circular do evento da X Anped Sul em Florianópolis. Acompanhe as informações.
Outras informações: http://xanpedsul.faed.udesc.br/
Para acessar a circular click na imagem abaixo.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Revista - Espacio, Tiempo y Educación

Leitores,

Vale conferir o novo número da Revista - Espacio, Tiempo y Educación - Autobiografía, mujeres y educación en la europa meditarránea (siglos XIX - XX)

Para leitura click na imagem abaixo.
Aproveitem!!!



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

XI Seminário Temático: A constituição dos saberes elementares matemáticos

Leitores!!!

Divulgando o evento XI Seminário Temático: A constituição dos saberes elementares matemáticos, que o Profº Dr. David Antonio da Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina está na organização.

XI – Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos:
A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970.
O XI Seminário Temático intitulado A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 é fruto de um projeto em âmbito nacional, desenvolvido no seio do grupo de pesquisa GHEMAT, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e integrado por diversos pesquisadores doutores de dez estados brasileiros, com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo “grupo escolar” até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos.
A realização de Seminários Temáticos pelos membros deste grupo de pesquisa tem-se revelado como importantes momentos de discussão e reflexão acerca dos resultados parciais que vêm sendo obtidos com a realização dos projetos de estudos compartilhados.
Florianópolis, em Santa Catarina, localizada na região Sul do Brasil, será sede da sua décima primeira edição.A cada seminário realizado, percebe-se um diálogo e uma interação maior entre os pesquisadores das diversas localidades, disponibilizando documentos, materiais e fontes diversas e, assim, contribuindo para o desenvolvimento de novas pesquisas e reflexões aprofundadas na área da Educação Matemática, e particularmente, a História da Educação Matemática. Portanto, pretende-se dar continuidade a divulgação de estudos e pesquisas realizadas sobre a temática em questão, atingindo professores dos vários níveis educacionais, acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação, bem como a todos que se interessarem.
Aproveitem para participar!!!
Para acessar as informações, click na imagem abaixo