quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Contribuições para Cultura Material - Arjun Appadurai "A vida social das coisas"

Leitores,

Hoje, aquele que mergulha nos estudos da cultura material, se depara com a existência de alguns autores que ainda estão distantes do campo da História da Educação, e que podem corroborar para o aprofundamento teórico sobre o tema da materialidade escolar.
Assim, buscamos disponibilizar algumas contribuições sobre o tema cultura material. O Profº Dr. Arjun Appadurai autor do Livro "A vida social das coisas", apresenta novas formas de dialogar diante da cultura material, globalização, modernidade, enfim todas as aflições que circundam nossas reflexões ao pesquisarmos sobre a materialidade das coisas. 
Segue abaixo, uma breve apresentação do autor, extraída da entrevista concedida a  Bianca Freire-Medeiros e Mariana Cavalcanti em Berlim, 13 de junho de 2008. E, para acessar toda a entrevista basta clicar sobre a imagem do autor.


Arjun Appadurai nasceu em Bombaim, hoje Mumbai, e ali viveu até se mudar para Boston, onde se graduou pela Universidade Brandeis. Mestre, em 1970, e doutor, em 1973, pelo Programa de Pensamento Social da Universidade de Chicago, após uma breve passagem pela Universidade da Pennsylvania, retornou a Chicago como professor do Departamento de Antropologia. Aí permaneceu até 2001, quando aceitou um convite da Universidade de Yale. De lá, lecionou na New School até tornar-se professor de Mídia, Cultura e Comunicação na New York University, onde permanece até hoje.



Logo abaixo, buscamos contribuir com o aprofundamento do tema, cultura material e das obras do autor, disponibilizando "A vida Social das Coisas". Clicando na imagem você poderá acessar dois capítulos da obra.



Se desejar conhecer um pouco mais da obra de Arjun Appadurai disponibilizamos as seguintes obras para nossos leitores, "La modernidad desbordada", "Dimensões Culturais da Globalização" e "La vida social de las cosas" - obra completa. Basta clicar sobre as imagens e fazer sua leitura. Boa leitura!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.