quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Carta-convite Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação - Boletim Pensar a Educação em Pauta

Leitores,

O Boletim Pensar a Educação em Pauta faz parte do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, Coordenado pelo Profº Dr. Luciano Mendes de Faria Filho e Profº Dr. Tarcísio Mauro Vago.


Segue abaixo o convite para colaboração no Boletim Pensar a Educação em Pauta.

Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação

Car@s colegas:

A comunidade de pesquisa em educação reúne mais de 10 mil pesquisadores e alunos, constituindo-se na maior área acadêmica de todo o sistema de pesquisa e pós-graduação do país e uma das maiores do mundo. Em nossa área são defendidas milhares de teses e dissertações todo ano, às quais se somam as investigações dos próprios orientadores e demais professores que nela atuam.
Tais investigações, somadas àquelas já realizadas ao longo das últimas décadas, permitem-nos o conhecimento aprofundado e pormenorizado dos aspectos os mais variados da educação brasileira. Por meio de uma complexa rede de divulgação, acadêmica ou não, tais conhecimentos têm sido disseminados para o conjunto do sistema educativo, contribuindo para a melhoria das políticas e das práticas educacionais em todo o país. Do mesmo modo, tais conhecimentos têm constituído suporte fundamental para a formação de professores, gestores e demais participantes da comunicação escolar brasileira.
Se a nossa interlocução com os professores da educação básica, sobretudo por meio de práticas de formação as mais variadas, e com a comunidade acadêmica da educação, por meio de uma extensa rede de periódicos, está bem estabelecida, ainda é pequena nossa intervenção no espaço público de disputa pelos sentidos da educação.
Observamos que nossas pesquisas demonstram que o espaço público é o lugar de produção e divulgação de representações concorrentes sobre as mais diversas dimensões do fenômeno educativo escolar. Sabemos, também, que tais representações estruturam políticas e justificam ações dos sujeitos que aí atuam. Apesar disso, nossa participação na divulgação do conhecimento produzido por nossas pesquisas e, mesmo, de nossas opiniões sobre a escola para o público mais amplo do que aquele que atua na graduação e pós-graduação, é muito pequena.
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, sem prejuízo a outras formas de divulgação do conhecimento produzido por nossas pesquisas, tem buscado criar canais para a comunicação pública de pesquisas sobre educação. Para tanto, há 7 anos o projeto mantém um programa semanal de rádio na Rádio UFMG Educativa e realiza seminários anuais abertos sobre os grandes temas que marcam o debate atual sobre a educação brasileira.
Recentemente, em maio de 2013, criamos o boletim Pensar a Educação em Pauta, veículo que se propõe a divulgar as notícias sobre educação que circulam nas diversas mídias no Brasil e na América Latina. Propõe-se também a divulgar os resultados das pesquisas realizadas nos nossos Programas de Pós Graduação e a promover o debate de opiniões sobre os rumos da educação brasileira.
Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação. Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina.
Caso você ainda não receba o boletim, por favor, entre em nossa página (www.pensaraeducacaoempauta.com), conheça e assine-o. Ou entre em contato conosco pelo e-mail boletimpepb@gmail.com. A sua leitura e colaboração são fundamentais para o fortalecimento do debate público sobre os rumos da educação brasileira.
Na expectativa de recebermos a sua colaboração, enviamos cordiais saudações.
Prof. Luciano Mendes de Faria Filho e Prof. Tarcísio Mauro Vago
Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022
www.pensaraeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.