terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Viajando pelos Museus Escolares

Caros Leitores!!!

Em uma daquelas navegações na busca por novidades para nosso blog e para divulgar pesquisas importantes que ocorrem no mundo sobre a temática Cultura Material Escolar, encontrei um excelente trabalho denominado "Um Giro pelo Mundo" que fez uma compilação brilhante dos Museus Escolares e Pedagógicos no Mundo.
O Projecto Museologico desenvolvido com a seguinte intenção: surge como resultado de algumas das linhas de investigação prosseguidas na Escola Superior de Educação do Instituto Polítécnico de Santarém - ESES que permitiram avançar para a constituição de um ESPAÇO MUSEOLÓGICO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR, centrado na recolha, tratamento científico e aproveitamento pedagógico de materiais ligados à história da infância e da escola.
Pretendem-se recuperar brinquedos antigos, jogos tradicionais, livros de estudo e infanto-juvenis, objectos escolares, etc. A finalidade é a da sua salvaguarda e integração em novos contextos de formação docente, redescobrindo dimensões educativas em antigas práticas e objectos.
Para apreciação deste material estamos disponibilizando o arquivo clique aqui:  Um Giro pelo Mundo
Aproveitem também para visitar o site da Instituição ESES para conhecer outras pesquisas e abordagens de recolhimento de informações, acessem aqui: Escola Superior de Educação - ESES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.