quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Fontes: Leis, Decretos, Diário Oficial... Onde encontrar?

Leitores,

Fazer a vasculha, plantear os objetos, os discursos... tarefa complexa ao fazer História. Dar sentidos a operação historiográfica ... 
Bem, as fontes podem e são responsáveis por boa parte do fazer história.
Portanto, na busca de auxiliar na arte da vasculha sobre as fontes legislativas, disponibilizamos esse tópico, destinado a apresentar o site JUSBRASIL, que disponibiliza um enorme acervo dos diários oficiais desde 1862, o grande enigma desse site é sempre a aparência dos arquivos, como na figura abaixo:


Esses caracteres desorganizados nos leva a rejeitar a pesquisa, ou mesmo não ir adiante. Porém, ao fazer o cadastro no site é possível salvar as páginas dos diários oficiais, decretos e leis, em PDF ou como imagem JPG.
Acessem  o site aqui: JUSBRASIL

Faça seu cadastro. E posteriormente, poderá realizar buscas diretas com número de legislação ou por tema. Aviso, que não se apresenta em ordem cronológica a pesquisa, ou seja mesmo que coloque uma data, aparecem temas correlacionados ou replicados, que podem jogar o dado que você procura para o meio da pesquisa, ou seja, confira página por página.
É uma aventura, mas que auxilia muito no processo de pesquisa.

Aproveitem!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.