sábado, 27 de abril de 2013

Artigos Escola Politécnica de Lisboa

Leitores!!

Disponibilizamos para uma prazerosa leitura Artigos apresentados em Revistas e Congressos dos colaboradores e docentes da Escola Politécnica de Lisboa, que nos brindou com esse excelente material organizado que pode ancorar outras pesquisas.
Actualmente, os Laboratórios de Física e Química da Escola Politécnica fazem parte do acervo do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa. O material científico aí conservado, assim como as fontes bibliográficas do Museu, constituem um espólio valioso para a História da Ciência em Portugal. Neste Projecto, que surge na continuidade de outros trabalhos sobre a ciência portuguesa, produzidos por alguns dos membros da equipa de investigação, pretende-se realizar um estudo sistemático do trabalho de investigação e ensino efectuado na Escola Politécnica. Serão analisados os trajectos dos cientistas que aí ensinaram e investigaram, assim como os Laboratórios de Física e Química e a respectiva instrumentação. A realização deste trabalho contou com o apoio do consultor Professor Bragança Gil, entretanto falecido, fundador e ex-director do Museu de Ciência, profundo conhecedor da história da Escola Politécnica, dos seus Professores e da investigação aí realizada.
Os registos do percurso e do trabalho académico desses cientistas fazem também parte do acervo da biblioteca do Museu de Ciência. A exploração dessas fontes, iniciada nos trabalhos anteriores já referidos, por membros da equipa de investigação e por Pilar Pereira, bibliotecária principal do MCUL, entretanto aposentada, contou com o seu apoio, primeiro como consultora e actualmente como investigadora. Esse trabalho permitirá complementar a análise dos instrumentos e dos Laboratórios, assim como a da investigação teórica e experimental, realizada na Escola Politécnica durante cerca de cento e cinquenta anos.
Para acessa os artigos - click na imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.