Para a leitura na seção Indique um Livro: "Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas" (Coord. Maria João Mogarro). Segue abaixo a apresentação do livro que consta na contra-capa.
Este livro é um produto do projeto de investigação Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do qual uma equipa alargada de investigadores da Universidade de Lisboa e de outras instituições portuguesas e europeias se dedicaram ao estudo do património cultural da educação, numa perspetiva histórica, redescobrindo a história da escola através da materialidade que marcou a sua configuração e em estreita articulação com as práticas pedagógicas. O projeto, iniciado em 2010, desenvolveu-se durante 3 anos, sendo a coordenação exercida por Maria João Mogarro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este interesse pelo património cultural da educação insere-se nas novas perspetivas sobre a cultura escolar e a materialidade, que olham os materiais didáticos e os objetos de uso quotidiano como artefactos que iluminam as inovações tecnológicas e sua aplicação às realidades educativas. É uma dimensão da vida escolar que tem permanecido na penumbra e no silêncio, mas recentemente afirmou-se como uma linha de investigação das mais ricas e mobilizadoras da história da educação e da história cultural, da história das disciplinas e do currículo, convocando novas abordagens metodológicas. Os 18 textos que compõem este livro abordam diferentes materiais de ensino que as escolas, nos vários níveis do sistema educativo, foram agregando de forma mais sistemática desde meados do século XIX, na sua relação com diferentes fontes de informação e colocando-os nos contextos em que foram utilizados por professores e alunos. Na actualidade, os desafios que se equacionam respeitam à necessidade de preservação e valorização deste património em Portugal e no espaço europeu.
Fonte: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.
Segue os links para acessar os artigos do livro.
Silva, C. (2013). Escolas, higiene e pedagogia: espaços desenhados para o ensino emPortugal (1860-1920). In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural:
Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp. 9-31.
Pintassilgo, J. & Pedro, L. (2013). Rituais escolares e construção da cultura escolar emPortugal na transição do século XIX para o século XX. In Mogarro, M. J. (coord),
Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL,
pp. 33-48.
Lopes, R. (2013). Os materiais parietais em Portugal. In Mogarro, M. J. (coord),
Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL,
pp. 49-78.
Beato, C. (2013). Os primeiros passos das disciplinas de ciências nos liceus: materias,manuais e programas. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural:
Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.79-109.
Leal, C. (2013). Translocação de ideias, migração de objetos e práticas letivas. In
Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas.
Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.111-127.
Palma, H. (2013). Os materiais didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagemde conteúdos matemáticos na escola primária (séculos XIX-XX). In Mogarro, M. J.
(coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/
IEUL, pp.130-157.
Teixeira, A. (2013). Instrumentos matemáticos nos Liceus. In Mogarro, M. J. (coord),
Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL,
pp.159-173.
Alves, L. & Costa, P. (2013). Instituto Superior de Engenharia: um trajeto de ensino ede museologia educativa. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural:
Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.175-191.
Madeira, A. I. (2013). História das mulheres, género e história da educação colonial: Opatrimónio esquecido da participação feminina no encontro colonial. In Mogarro, M. J.
(coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/
IEUL, pp.193-226.
Madeira, A. I. & Silva, A. (2013). O património cultural da educação no espaçocolonial: o legado do colégio das missões ultramarinas. In Mogarro, M. J. (coord),
Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL,
pp.227-262.
Colleldemont, E. (2013). Los museos virtuales, cuando la conservación y la difusión dela memoria etnográfica coinciden. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património
Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp.263-273.
Yanes, C. (2013). Haciendo historia con los sentidos: los bienes intangibles eneducación. In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas,
Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, pp. 277-285.
MarcDepaepe & Simon, F. (2013). Educação e património cultural na Bélgica:investigação consistente espera por iniciativas museológicas. In Mogarro, M. J. (coord),
Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL.
Lawn, M. & Grosvenor, I. (2013). Em caso de dúvida, preservar: explorando osvestígios da cultura material e de ensino em escolas inglesas. In Mogarro, M. J. (coord),
Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL.
Penim, L. (2013). Marcas Empíricas no Desenho Escolar Tecnologias para formarprodutores e consumidores (Ensino Secundário, em Portugal – séculoXIX aos finais de1970). In Mogarro, M. J. (coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e
Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL.
Escolano Benito, A. (2013). Arqueología y rituales de la escuela. In Mogarro, M. J.
(coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/
IEUL.
Magalhães, J. (2013). O Livro escolar como memória da Educação. In Mogarro, M. J.
(coord), Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/
IEUL.
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