sábado, 27 de dezembro de 2014

Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto

Leitores,

Para divulgar e aproveitar a leitura!!!

"A iniciativa do Ministério da Educação de comemorar os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, homenageando, de forma especial, o Professor Fernando de Azevedo, um dos seus proponentes, foi muito oportuna. Não só porque este foi o primeiro Manifesto brasileiro em defesa da educação pública como direito social de todos, mas porque ele expressa um movimento de intelectuais e educadores preocupados com o desafio republicano de concretizar o direito à educação em um momento ainda incipiente. Defenderam uma necessária expansão de vagas na educação escolar e se dispuseram a buscar consensos possíveis com grupos de diferentes formações e convicções sobre os rumos da educação brasileira, à semelhança do que estamos fazendo nos dias atuais. [...] É nesse sentido que esta publicação traduz o compromisso entre a verdade e a utopia de hoje, dos que querem e lutam por uma educação de qualidade social para todos, com as condições para que ela se torne realidade, e a luta dos outros, dos que nos antecederam há mais de 80 anos"(Lisete Regina Gomes Arelaro).
Para acessar click na imagem! Boa Leitura!!

Esta publicação foi editada em cooperação com a UNESCO no Brasil.

Organizadores: Cunha, Célio da; Gadotti, Moacir; Bordignon, Genuíno; Nogueira, Flávia


Centro di documentazione e ricerca - Museo della scuola "Paolo e Ornella Ricca"

Leitores,


Para brindar um ano de expansão e parcerias produtivas, o Blog Seminário Cultura Material Escolar comunica que fazemos parte do grupo de parceiros internacionais do Centro di documentazione e ricerca - sulla storia del libro scolastico e della letteratura per l’infanzia e Museo della scuola "Paolo e Ornella Ricca"
Agradecemos imensamente ao Prof. Dr. Juri Meda que viabilizou a parceria e, que nos próximos anos possamos afinar produções e intercâmbios acadêmicos. 
Para ver os demais parceiros, click sobre a imagem



Para conhecer melhor o Centro di documentazione e ricerca, acessem a imagem abaixo.



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Emile Deyrolle - Catálogo "Instrumentos para Ciências Naturais" (1931)

Leitores,

Apresentamos o Catálogo de Instrumentos para Ciências Naturais da Maison Emile Deyrolle, 1931. Boa visualização!!!

Fonte: archive.org

Nova Escola para Aprender - A ler, escrever & contar

Leitores,

Como se organizava o ensino? O que se ensinava no princípio da escola moderna? Qual a materialidade escolar, nesse período? Dúvidas pairam e pesquisas podem ser elaboradas, neste sentido encontramos e estamos divulgando o Livro Nova Escola para Aprender - A ler, escrever & contar, de autoria de Manoel de Andrade de Figueyredo, Lisboa, 1719.

Fonte: archive.org 

Aspectos do Brasil Moderno - 1934

Leitores,

Em tempos de diferentes abordagens sobre modernidade e pós-modernidade na educação, aprofundar os fenômenos e os modos de conceber a territorialidade e de apresenta-las ao mundo, também compõe forte distinção as formas do moderno e modernidade na educação. Desse modo, apresentamos documento elaborado pelo Departamento Nacional da Indústria e do Comércio, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio - Aspectos do Brasil Moderno
Esse documento foi elaborado como parte integrante do volume "Brasil Atual de 1932-1933", com o propósito de apresentar e concorrer na Feira de Bari, na Itália e Marselha na França.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

História do Brasil adaptada ao Ensino Primário e Secundário - João Ribeiro (1900)

Leitores,

Estamos disponibilizando o Livro História do Brasil, de 1900, escrito por João Ribeiro, Professor do Gymnasio Nacional.  Vale a pena conferir!!!


Centro de Memória Escolar de Pomerode

Leitores,

Apoiamos iniciativas de preservação e difusão da História da Educação Catarinense como a realizada pelo Centro de Memória Escolar de Pomerode, que chegou até nós indicada pela Doutoranda Cibele Piva Ferrari.


No dia 27 de novembro, o Centro de Memória Escolar de Pomerode (Ceme) inaugura seu terceiro núcleo no Centro de Educação Infantil Municipal Professora Damaris Frahm, antiga Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha, fundada em 1907 pela comunidade do Testo Alto II. O projeto, vinculado à Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, tem como objetivo organizar, socializar, preservar e pesquisar os documentos sobre a história da educação das escolas municipais. 
 
O projeto vem implementando ações pedagógicas, com registros de acervos escolares, oficinas, cursos e palestras que promovem o conhecimento da história da Educação da cidade. As escolas municipais de Pomerode possuem um rico acervo histórico educacional dos imigrantes alemães. Esse acervo é composto de uma diversidade de documentos que possibilitam aos sujeitos conhecerem vários aspectos da educação de Pomerode ao longo da sua história.
 
Fonte: CEME / Pomerode

Relatório - O Brasil na Feira Mundial de Nova York (1939 - 1940)


Leitores,

Selo Comemorativo - Feira Mundial de Nova York, 1000 Réis, tira central do bloco. Vitória Régia, flora.

Da série Exposições e Feiras Mundiais estamos disponibilizando o  Relatório apresentado pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio Dr. Waldemar Falcão e por Armando Vidal Comissario Geral do Brasil na  Feira Mundial de Nova York em 1940.
Como orientação apresentamos abaixo os capítulos em cada volume do Relatório. E, para acessar basta clicar nas imagens correspondentes a cada volume.



Volume I
Capítulo I
Introdução – A Reabertura da Feira Mundial de Nova York em 1940 – Vantagens do comparecimento do Brasil – Relações do Comissariado com Autoridades e Associações.
Capítulo II
 A Feira em 1939 – Relatório – Prestações de contas e sua aprovação – Liquidação dos compromissos de 1939 –  Álbum do Pavilhão – Distribuição.
Capítulo III
Expositores de 1939 premiados pela Direção da Feira.
Capítulo  IV
Novos Expositores e Novos Produtos em 1940 –  Remodelação dos mostruários de 1939 e sua organização geral em 1940 – Catálogo Geral dos mostruários em 1940 – Relação nominal dos Expositores.
Capítulo V
O futuro das relações do Brasil com os Estados Unidos – Produtos  brasileiros de fácil comércio.
Capítulo VI
Exposição Latino-americana no “Riverside Museum” – Exposição Candido Portinari no “Museum of Modern Art”.
Capítulo VII
Representação musical – Festival de música brasileira – Arquivo musical – Discoteca – Distribuição de discos gravados pelo Comissariado Geral – Folhetos sobre música



 
Volume II
Capítulo VIII
Solenidade do dia 7 de setembro – Taça “Getúlio Vargas”  - Diamante “Vargas” – Visita dos professores da “Nem Jersey State Teacher College” – Almoço da “Comissão Construtora de Estrada de Ferro Madeira-Marmoré – Visita dos antigos alunos da “Daurmouth University” – Outras solenidades e recepções – Discursos.
Capítulo IX
Filmes Brasileiros
Capítulo X
Distribuição de livros e folhetos.
Capítulo XI
Exposição de livros brasileiros e de livros em inglês sobre o Brasil
Capítulo XII
Recurso para as despesas em 1940 – Emissão de selos comemorativos da Feira em 1940.
Capítulo XIII
Encerramento da Feira – Demolição do Pavilhão e retirada dos mostruários.
Capítulo XIV
Aplicação do material do Comissariado depois de encerrada a Feira – I. Distribuição de instalações e mostruários nos Estados Unidos; II. Material que ainda continua nos Estados Unidos; III. Devolução de material do Brasil;
Capítulo XV
Propaganda mantida pelo Brasil nos Estados Unidos – Necessidade de sua reforma
Capítulo XVI
Experiência de duas Feiras – Algumas sugestões
Anexo N. I – Legislação Federal sobre a Feira Mundial de Nova York
Anexo N. II – Folhetos sobre Produtos e Legislação social distribuídos no Pavilhão.

Fonte: archive.org


sábado, 29 de novembro de 2014

O Médico Escolar na Educação Brasileira - Moncorvo Filho

Leitores,

No intuito de facilitar a localização de discursos e compreender a presença do Médico na Educação Escolar apresentamos uma coleção integrada no Center for Research Libraries, denominada Coleção Moncorvo Filho (Arthur Moncorvo Filho - 1871/1944, médico). Parte desse material pode ser localizado no acervo da Divisão de Bibliotecas e Documentação PUC-Rio de Janeiro.
Disponibilizamos abaixo um dos documentos da coleção e na imagem do Center for Research Libraries apresentamos a listagem dos documentos disponíveis, para download, constando discursos, documentos e conferências médicas realizadas no Brasil e no mundo a partir da última década do século XIX até a quarta década do século XX.
Aproveitem!!!!




Notícias!!! Submissão de Artigos

Leitores,

Apresentamos a chamada de algumas Revistas para submissão de Artigos. Aproveitem!!!


A Revista Intellèctus (Uerj) divulga chamada de trabalhos para o dossiê “Intelectuais e Educação na América Latina", que integrará o volume XIV, número 1, com lançamento previsto para maio de 2015. 
A proposta deste dossiê tem como eixo central acolher, apresentar, ensejar um debate profícuo sobre a relação Intelectuais e Educação na América Latina, que nos leve à reflexão sobre tensões no campo educativo já superadas e/ou que ainda se fazem presentes.
Os artigos para o dossiê deverão ser encaminhados exclusivamente ao e-mail da Revista revistaintellectusuerj@gmail.com, no prazo até 30 de março de 2015.
Lembramos que a Revista mantém as seções regulares de artigos livres para contribuições diversas sobre a temática dos intelectuais e de resenhas, com avaliação em fluxo contínuo.
Para a preparação de artigos e resenhas deverão ser seguidas as normas constantes na página da Revista que pode ser acessada clicando o título abaixo.

Intellèctus
Ano XIII, nº 1Revista Eletrônica ISSN 1676-7640

A Revista Intellèctus é originária dos Grpesq/CNPq Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano e Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais, Sociedade e Política e destina-se a publicar estudos em História Intelectual e dos Intelectuais bem como sobre a produção cultural dos países que compõem o universo cultural da “Latinidade”. Dessa forma a revista publica artigos que analisam a história dos intelectuais e/ou as obras que tratam de questões pertinentes à: Política, Economia, Sociedade, Filosofia e Artes. Filha de seu tempo a Intellèctus é editada por meio eletrônico, sendo sua periodicidade semestral.
Os Editores



PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - DOSSIÊS PARA 2015 - 2016


A revista eletrônica da Unesp, Patrimônio e Memória, está recebendo artigos e resenhas, para seus próximos número de  2015 e 2016, sobre temas definidos nos dossiês e, também, sobre temas livres, em conformidade às suas normas (Consultar a revista).
Só serão aceitos artigos cujos autores tenham a titulação mínima de doutor ou estejam cursando o doutorado.
2015 - volume 11, n. 1 - Biografias e arquivos pessoais - Data do recebimento de textos - até 30 de março de 2015 – Responsável pelo Dossiê: Dra. Karina Anhezini de Araújo.
2015 - volume 11, n. 2 - Leituras do Brasil: ficção e memória - Data do recebimento de textos - até 30 de agosto de 2015 - Responsável pelo Dossiê: Dr. Benedito Antunes
2016 - volume 12, n. 1 - Registros memoriais nas ruas e praças - Data do recebimento de textos - até 30 de março de 2016 - Responsável pelo Dossiê: Profa. Dra. Tania Regina de Luca.
Para outras informações, clique na imagem Patrimônio e Memória.


domingo, 23 de novembro de 2014

Especial - O que dizem os números sôbre o Ensino Primário

Leitores,

A obra que vamos disponibilizar "O que dizem os números sôbre o Ensino Primário" da autoria de M. A. Teixeira de Freitas, compôs a coletânea Biblioteca da Educação, organizada por Lourenço Filho.
O autor desenvolve  com dados estatísticos da educação  um panorama da vida didática da educação brasileira nas primeiras décadas do século XX.


O livro físico localiza-se no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/Rio de Janeiro.

Nova Edição - Cadernos de História da Educação

Leitores,

Uma ótima leitura para o final de semana!!

Criado em 2002, Cadernos de História da Educação teve periodicidade anual até 2008. Em 2009, passou a ter periodicidade semestral. Publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com os seguintes objetivos:

1. Divulgar os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros afetos à temática da História e Historiografia da Educação;

2. Promover o intercâmbio de idéias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a instituições acadêmico-científicas que se dediquem à temática da História e da Historiografia da Educação.

O conteúdo veiculado pelo periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da História da Educação, mas também a todos aqueles preocupados com os avanços do conhecimento nas ciências humanas de modo geral.


sábado, 15 de novembro de 2014

Os Herdeiros: Os estudantes e a cultura - Revista Linhas

Leitores,

Nova Edição da Revista Linhas - aproveitem para conferir "Dossiê Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de Os Herdeiros".
Aproveitem para visualizar também a Entrevista com a Profª Drª Maria das Dores Daros, realizada por Silvana Rodrigues de Souza Sato, Tiago Ribeiro Santos, Ana Paula de souza Kincheski.

Para acessa a Revista Linhas click na imagem


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Especial em comemoração aos 60.000 acessos!!! - Cultura Material Escolar

Leitores,

Em comemoração aos 60.000 acessos completados essa semana, o Blog S.E. Cultura Material Escolar apresenta algumas contribuições e autores que fundamentam as discussões e pesquisas sobre a Cultura Material Escolar. 


Fonte: Entrevista apresentada no dossiê La escuela: entre el cambio y la tradición - Periódico:  El Monitor de la educación.

Revista História da Educação mantida pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe/RS, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria.


Revista Brasileira de História da Educação - 2010


Nesse número o Dossiê: Viagens de educadores, circulação e produção de modelos pedagógicos 


Revista Linhas é publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde o ano 2000. Tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber.


Texto apresentado no 1º Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE - 2000






segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VIII Encontro Maranhense de História da Educação 2015

Leitores,



O Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitora- NEDHEL em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação e o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão realizam no período de 12 a 15 de maio de 2015 o VIII Encontro Maranhense de História da Educação.
Nesta VIII edição a temática central OS SUJEITOS SILENCIADOS PELA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A Comissão Organizadora convida pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio e pessoas interessadas pela História da Educação para participarem deste VIII Encontro.
Para outras informações, acesse a página do evento clicando na imagem abaixo.


Exposición 'Las ciencias en la escuela: el material científico de la Escuela Normal de Murcia'

Para conhecer,

A materialidade escolar e os instrumentos da ciência, a exposição apresenta a inserção de diferentes objetos para o ensino da ciência na formação dos professores.
Vale a pena conferir!!!





La 'cultura material de la escuela' como factor de desarrollo de la investigación histórico-educativa en Italia - Juri Meda

Leitores,

Para aproveitar o encontro entre Antonio Viñao Frago e Juri Meda na Conferência Inaugural "La cultura material de la escuela como factor de desarrollo de la investigación histórico-educativa en Italia",  do III Foro Ibérico de Museismo Pedagógico em 25 de novembro de 2012.


La Memória Educativa - Juri Meda

Leitores,

Acompanhem essa belíssima conferência realizada por Juri Meda no Seminari di Storia dell'educazionie, que ocorreu na Università di Macerata em dezembro de 2012. O título da conferência "La "memoria educativa" ipoteca epistemologica o fattore evolutivo della professionalità docente?"



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Acervo Center for Research Libraries - História da educação do Brasil (1830 - 1930)

Vale a pena conferir!!!



O Latin American Microform Project (LAMP) no Center for Research Libraries (CRL) produziu imagens digitais de séries de publicações emitidas pelo Poder Executivo do Governo do Brasil entre 1821 e 1993, e pelos governos das províncias desde as mais antigas disponível para cada província até o fim do Império em 1889. O projeto proporciona acesso via Internet aos documentos, facilitando assim a sua utilização por pesquisadores e prestando apoio às pesquisas latino-americanas nesta iniciativa patrocinada no hemisfério pela Fundação Andrew W. Mellon. 

Os documentos compreendem:

Mensagens dos Presidentes das Províncias (1830-1930).

State-level messages, issued annually during the Imperial period, summarize activities within each province.
Estas comunicações, emitidas anualmente durante o Império, apresentam uma síntese das atividades em cada Província. O acesso é feito por Província e por ano, enquanto o acesso por assunto a determinadas informações quantitativas é obtido através de links a partir do Subject Guide to Statistics in the Presidential Reports of the Brazilian Provinces, 1830-1889 compilado por Ann Hartness.

Relatórios Ministeriais (1821-1960).

Todo ministério federal emite um relatório anual resumindo as suas atividades. O acesso é por ministério, por ano e, existindo, pelo índice.

Vale a pena conferir e pesquisar. A História da Educação precisa de projetos que assegurem a possibilidade da pesquisa de modo cosmopolítico, de acesso disponível em qualquer lugar do mundo para todos do mundo.




ISCHE 2015

Vamos participar!!!


A Conferência Permanente Internacional sobre a História da Educação (ISCHE) é uma sociedade acadêmica dedicada a promover a investigação e o reforço do intercâmbio intelectual e de cooperação entre os historiadores da educação em todo o globo.

Conferência Internacional Permanente

sobre a História da Educação

Cultura e Educação "Universidade de Istambul, Turquia
24-27 junho 2015
As propostas e apresentações de painéis são convidados que examinar o tema da conferência: " Cultura e Educação ". O objectivo desta conferência é examinar as relações entre educação e cultura a partir da perspectiva histórica. Nas respostas de conferência para as seguintes questões serão abordadas: Qual é a relação entre cultura e educação? Quais são os papéis de reformas educacionais e empréstimos educacional nas mudanças culturais? Quais são as funções das instituições de ensino, educadores e materiais educacionais na formação da cultura e transformação? Como ter educação e elementos da cultura, como a língua, a religião, símbolos e rotinas influenciaram-se mutuamente ao longo da história? As inscrições devem ser relacionados a um ou mais dos seguintes subtemas :
  • Paradigma cultural e educação
  • Agentes de interação intercultural
  • Linguagem e educação
  • Religião e educação
  • Símbolos, heróis, histórias e mitos
  • Rituais e rotinas
Os resumos devem ter no máximo 500 palavras, incluindo bibliografia e tem que ser escrito em Inglês, mas as apresentações podem ser entregues em uma das línguas oficiais da ISCHE -Inglês, francês, alemão ou espanhol. Todas as propostas para a conferência principal devem ser apresentadas utilizando o formulário de submissão on-line em http://2015.ische.org/submission.php. O prazo para a apresentação da proposta é 17 de novembro 2014 Os candidatos serão notificados da aceitação ou rejeição de propostas no início de fevereiro de 2015 Para aqueles apresentando um trabalho na conferência, o prazo para inscrição é 30 de Abril de 2015 Nós olhamos Esperamos vê-lo em Istambul.
Para mais informações, consulte a página do evento, clicando na imagem a abaixo.



Cultura, ciudadanía y sistema educativo: cuando la escuela adoctrina - Serie: Itinerario y memoria del Bicentenario

Leitores,

Excelente material encaminhado por Andréa Cordeiro! o Livro Cultura, ciudadanía y sistema educativo: cuando la escuela adoctrina - Serie: Itinerario y memoria del Bicentenario faz parte da produção Archivo visual del Museo de la Educación Gabriela mistral.
Para acessar e fazer sua leitura, click na imagem abaixo.


domingo, 12 de outubro de 2014

Conferência “A PEDAGOGIA CARISMÁTICA DE GILLES DELEUZE NA UNIVERSIDADE DE VINCENNES”

Leitores,

Conferência promovida pelo  Programa de Pós-Graduação da UFSC/ UDESC, imperdível!!!


Exposição "El Museo Pedagógico: un espacio para el encuentro con la escuela del ayer"

Leitores,

O Museu Pedagógico, da Faculdade de Ciências da Educação na Universidade de Sevilha, lançou no mês de setembro, a exposição temporária "El Museo Pedagógico: un espacio para el encuentro con la escuela del ayer".
Faça uma visita virtual pelo acervo do museu. Para acessar click na imagem.





 Para acessar a página do Museo Pedagógico - Universidade de Sevilla no Facebook click na imagem abaixo:





quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Projeto DAMI - Museu Imperial

Leitores,

O Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial - DAMI pretende disponibilizar todo o acervo do Museu.

Com a finalização da primeira etapa desse projeto, há disponibilização de sete coleções ou arquivos: o Arquivo da Casa Imperial do Brasil (POB – Inventário de 1249 a 1806), a Coleção Carlos Gomes, a Coleção Família do Conde Modesto Leal, a Coleção Família Imperial, a Coleção Sérgio Eduardo Lemgruber, a Coleção Tobias do Rego Monteiro e a Coleção Visconde de Itaboraí, que, somadas totalizam 746 itens, com 16.908 imagens.
Para navegar pelas coleções, imagens, textos e pela história, basta clicar na imagem DAMI.






terça-feira, 7 de outubro de 2014

HACIENDO MEMORIA - LA MATERIALIDAD DE LA CULTURA ESCOLAR

Leitores,

Mais um post incrível no Blog  Archivo Histórico de la Escuela Normal de Quilmes, coordenado pela Profª Raquel Gail.

Para acessar, click na imagem.
Boa leitura!!!

Fotografía del Museo de las Escuelas - Universidad de Luján


sábado, 4 de outubro de 2014

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Carta-convite Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação - Boletim Pensar a Educação em Pauta

Leitores,

O Boletim Pensar a Educação em Pauta faz parte do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, Coordenado pelo Profº Dr. Luciano Mendes de Faria Filho e Profº Dr. Tarcísio Mauro Vago.


Segue abaixo o convite para colaboração no Boletim Pensar a Educação em Pauta.

Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação

Car@s colegas:

A comunidade de pesquisa em educação reúne mais de 10 mil pesquisadores e alunos, constituindo-se na maior área acadêmica de todo o sistema de pesquisa e pós-graduação do país e uma das maiores do mundo. Em nossa área são defendidas milhares de teses e dissertações todo ano, às quais se somam as investigações dos próprios orientadores e demais professores que nela atuam.
Tais investigações, somadas àquelas já realizadas ao longo das últimas décadas, permitem-nos o conhecimento aprofundado e pormenorizado dos aspectos os mais variados da educação brasileira. Por meio de uma complexa rede de divulgação, acadêmica ou não, tais conhecimentos têm sido disseminados para o conjunto do sistema educativo, contribuindo para a melhoria das políticas e das práticas educacionais em todo o país. Do mesmo modo, tais conhecimentos têm constituído suporte fundamental para a formação de professores, gestores e demais participantes da comunicação escolar brasileira.
Se a nossa interlocução com os professores da educação básica, sobretudo por meio de práticas de formação as mais variadas, e com a comunidade acadêmica da educação, por meio de uma extensa rede de periódicos, está bem estabelecida, ainda é pequena nossa intervenção no espaço público de disputa pelos sentidos da educação.
Observamos que nossas pesquisas demonstram que o espaço público é o lugar de produção e divulgação de representações concorrentes sobre as mais diversas dimensões do fenômeno educativo escolar. Sabemos, também, que tais representações estruturam políticas e justificam ações dos sujeitos que aí atuam. Apesar disso, nossa participação na divulgação do conhecimento produzido por nossas pesquisas e, mesmo, de nossas opiniões sobre a escola para o público mais amplo do que aquele que atua na graduação e pós-graduação, é muito pequena.
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, sem prejuízo a outras formas de divulgação do conhecimento produzido por nossas pesquisas, tem buscado criar canais para a comunicação pública de pesquisas sobre educação. Para tanto, há 7 anos o projeto mantém um programa semanal de rádio na Rádio UFMG Educativa e realiza seminários anuais abertos sobre os grandes temas que marcam o debate atual sobre a educação brasileira.
Recentemente, em maio de 2013, criamos o boletim Pensar a Educação em Pauta, veículo que se propõe a divulgar as notícias sobre educação que circulam nas diversas mídias no Brasil e na América Latina. Propõe-se também a divulgar os resultados das pesquisas realizadas nos nossos Programas de Pós Graduação e a promover o debate de opiniões sobre os rumos da educação brasileira.
Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação. Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina.
Caso você ainda não receba o boletim, por favor, entre em nossa página (www.pensaraeducacaoempauta.com), conheça e assine-o. Ou entre em contato conosco pelo e-mail boletimpepb@gmail.com. A sua leitura e colaboração são fundamentais para o fortalecimento do debate público sobre os rumos da educação brasileira.
Na expectativa de recebermos a sua colaboração, enviamos cordiais saudações.
Prof. Luciano Mendes de Faria Filho e Prof. Tarcísio Mauro Vago
Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022
www.pensaraeducacao.com.br

Nova Edição !!! Revista Brasileira de História da Educação - RBHE

Leitores,

Vale a pena conferir a nova edição da  RBHE. A Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Sediada atualmente na Universidade Estadual de Maringá, a RBHE tem o objetivo de divulgar a produção científica nacional e internacional sobre História e Historiografia da Educação, que se revele de interesse para as grandes áreas de pesquisa em Educação e em História, abrindo novos horizontes de discussão e estimulando debates interdisciplinares.
Para acessar a nova edição, click na imagem abaixo.
Boa Leitura!!!


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A construção Histórica da ideia de Infância no Brasil

Leitores,

Compartilhando!!! Material disponibilizado GT - História da Infância e Juventude - ANPUH/BR.
Vídeo intitulado A construção Histórica da ideia de Infância no Brasil, apresentado por Mary Del Priore.


terça-feira, 30 de setembro de 2014

Novo Espaço - CEINCE

Leitores,

O CEINCE - Centro Internacional de Cultura Escolar está disponibilizando mais um canal  de interação.
Para acessar e curtir as atividade do CEINCE basta clicar na imagem abaixo.


sábado, 27 de setembro de 2014

INQUILINOS INDESEABLES - Archivo Histórico de la Escuela Normal de Quilmes

Compartilhando!!!


A Profª Andréa Cordeiro (UFPR) encaminhou para nosso blog a contribuição encontrada no Blog Archivo Histórico de la Escuela Normal de Quilmes, organizado pela Profª Raquel Gail, parceira do Blog S.E. Cultura Material Escolar, o post "Inquilinos indeseables", que pode ser lido clicando na imagem abaixo.
Boa Leitura!!!!


Simpósio Internacional A Memória Escolar - Sevilha 2015 /INTERNATIONAL SYMPOSIUM SCHOOL MEMORIES 2015

Leitores,

O Evento Simpósio Internacional "A Memória Escolar"/ INTERNATIONAL SYMPOSIUM SCHOOL MEMORIES 2015, ocorrerá em Sevilha, 22 e 23 de sembro de 2015.
O tema central do evento será "Novas Tendências em Pesquisa Histórica da Educação: Perspectivas Heurísticas e questões metodológicas".

Para acessar os destaques do evento, clique na imagem abaixo.

Simposio Internacional 

LA MEMORIA ESCOLAR
Nuevas tendencias en la investigación histórico-educativa:
perspectivas heurísticas y cuestiones metodológicas

(SEVILLA, 22-23 Septiembre de 2015)


16 Simpósio Internacional de Vida Escolar e Escola Museus e Colecções de História - IASMC 2015

Leitores,

Comunicamos que em 2015 haverá o 16 Simpósio Internacional de Vida Escolar e Escola Museus e Colecções de História./ 16th International Symposium on School Life and School History Museums & Collections. A ser realizado em Ballarat, Austrália.

O tema do Simpósio é "Aprender com a história". O programa será composto por palestrantes e fóruns de discussões destinados para professores de história, professores universitários e diretores de museus. 

Para acessar a programação completa e enviar seu trabalho, basta clicar na imagem abaixo.


Normas de Envio e Outras dúvidas - VIII Congresso Brasileiro de História da Educação - 2015

Leitores,

Alguns dos nossos leitores do Blog S.E. Cultura Material Escolar encontraram algumas dúvidas, sendo essas:
1. As Normas de envio do resumo;
2. Valores da Inscrição;
3. Envio dos recibos;

Pensando nos nossos leitores criamos esse post.

1. As Normas de envio:

Comunicações coordenadas

Para submeter comunicações coordenadas é necessário que o (a) coordenador (a) envie um resumo geral da comunicação coordenada, indicando o eixo temático escolhido e o tema geral da comunicação, enviando também o seu próprio resumo juntamente com o resumo dos demais participantes.

1. Os resumos deverão ter Título, no mínimo 2.500 caracteres (contando os espaços) e no máximo 3.000 caracteres (contando os espaços), SEM IDENTIFICAÇÃO, em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, título do trabalho em negrito; margem direita 2,5 e esquerda 3,0; superior e inferior 2,5. Apresentar três palavras-chave. 
2. Cada Comunicação Coordenada deverá ser composta de 04 pesquisadores de instituições diferentes de, pelo menos, dois estados brasileiros.
3. Todos os participantes deverão efetuar a inscrição.
Comunicação individual
Ao proporem comunicações individuais, os interessados deverão enviar resumo SEM IDENTIFICAÇÃO com, no mínimo, 2.500 e, no máximo, 3.000 caracteres (incluindo os espaços); em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, título do trabalho em negrito; margem direita 2,5 e esquerda 3,0; superior e inferior 2,5. Apresentar três palavras-chave. 
Minicursos
Os proponentes de minicurso deverão encaminhar um resumo SEM IDENTIFICAÇÃO com, no mínimo, 2.500 e, no máximo, 3.000 caracteres (incluindo espaços), em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, título do minicurso em negrito, margem direita 2,5 e esquerda 3,0; superior e inferior 2,5. 
Informações importantes
Os trabalhos cujos resumos forem aprovados pelo Comitê Científico serão divulgados de acordo com o cronograma disponível nesta página. Os pesquisadores cujos trabalhos não forem aceitos poderão recorrer da decisão do Comitê Científico no período estabelecido no cronograma. A relação definitiva dos trabalhos aceitos para apresentação no VII Congresso Brasileiro de História da Educação, inclusive com a incorporação daqueles cujos recursos forem aceitos, será divulgada na página do VIII CBHE, conforme cronograma.
Os autores dos trabalhos cujos resumos forem aceitos (comunicação coordenada e individual) deverão encaminhar o texto completo até o dia 28/2/2015, obedecendo às seguintes especificações: título em maiúsculas e negrito, seguido do(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), identificação institucional (Universidade ou instituição de ensino e/ou pesquisa), e-mail do(s) autor(es), três palavras-chave, mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, em forma de artigo, com objetivos, metodologia, problemática anunciada e devidamente desenvolvida, considerações finais e referências. O texto deve ser digitado em formato A4, fonte Times New Roman, fonte tamanho 12, espaço 1,5cm, justificado em ambas as margens, com margem 2,5cm. Parágrafo com recuo de 1,27cm. As citações, a partir de quatro linhas, devem conter espaço simples, recuo à esquerda de 4 cm e fonte 11. As notas devem ser de rodapé. Consultar as normas da ABNT em vigor quanto às referências. 
Para constar da programação do evento, o proponente deverá confirmar sua participação presencial no evento, sem prejuízo da publicação do trabalho completo.

2. Valores da Inscrição

CATEGORIASVALORES ATÉ 28/02/2015VALORES APÓS 01/03/2015
Professores Universitários e pesquisadores associados à SBHER$ 240,00R$ 300,00
Professores Universitários e pesquisadores não sóciosR$ 480,00R$ 600,00
Estudantes e Professores da Educação Básica associados à SBHER$ 150,00R$ 190,00
Estudantes e Professores da Educação Básica não sóciosR$ 300,00R$ 375,00

3. Envio do Recibo
Como exposto no item Valores da Inscrição, o envio do comprovante bancário de pagamento pode ser anexado no envio do trabalho completo. 
O envio do arquivo do comprovante do pagamento deve obedecer as seguintes orientações: Extensões permitidas: jpg, jpeg, png, pdf, doc, docx. Tamanho máximo: 99,0 MB

Bom trabalho a todos!!!!