A arquitetura escolar, como campo de investigação científica, ainda é recente. Na história da educação ela vem ganhando importância no campo dos estudos sobre a cultura material da escola, compreendida também no seu sentido simbólico, superando o lugar que ocupava nas preocupações de âmbito higienista ou técnico-construtivo. Entender a arquitetura como uma dimensão material das culturas das escolas vem se constituindo um importante contributo para compreender a educação escolar na sua totalidade, uma vez que se considere a escola como um sistema dotado de autonomia pedagógica e curricular que interage com o mundo social, não apenas refletindo-o, mas também nele interferindo.
Na perspectiva acadêmica, a arquitetura como uma dimensão da cultura material da escola vem sendo estudada como artefato mediador da memória, como documento, como parte de currículo, como recurso didático, como programa, como suporte, mostrando-se um objeto de estudo extremamente promissor para a compreensão da escola como instituição, organização e instância de socialização. Nessa perspectiva, a arquitetura possui também função simbólica e estética, além da função de abrigar a atividade educativa
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